Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Aeronaves

Solenidade na Itália comemora 30 anos de operação do AMX
O chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, participou, nos dias 12 e 13 de setembro de 2019, na Itália, das comemorações alusivas aos 30 anos da entrada em operação do projeto binacional ítalo-brasileiro AMX, designado na Força Aérea Brasileira como A-1. No dia 12, o Tenente-Brigadeiro Amaral foi recebido na Base Aérea de Istrana e passou em revista à Guarda de Honra. Em seguida, foi recepcionado pelo Prefeito da cidade de Treviso, Mário Conte, para o lançamento do livro comemorativo aos 30 anos de operação da aeronave AMX. "Agradeço, em nome do Comandante da Aeronáutica, a recepção aqui na Itália. O Projeto AMX foi um marco na colaboração entre os países e proporcionou o desenvolvimento de suas Forças Aéreas, bem como das indústrias brasileira e italiana, sendo uma das razões para a Embraer ter se tornado a terceira maior fabricante de aviões do mundo", disse o Oficial-General brasileiro.

Exposições
No dia 13, o Comandante da Aeronáutica Militar Italiana (AMI), Tenente-Brigadeiro Alberto Rosso, acompanhou o chefe do EMAER em uma solenidade militar. No mesmo local, foram montadas exposições estáticas de aeronaves e foi realizada a apresentação da Frecce Tricolori, o Esquadrão de Demonstração Aérea italiano. As atrações foram abertas ao público e contaram com a presença da comunidade local. O Tenente-Brigadeiro Rosso agradeceu a presença do Chefe do EMAER e, também, a cooperação entre a Força Aérea Brasileira e a Italiana. "O AMX escreveu uma história de sucesso na Força Aérea Italiana por ter voado, apenas em combates, no Afeganistão, Líbia e Kuwait, mais de 18.000 horas", ressaltou.

A-1 na FAB
O caça A-1 modernizado é operado por duas unidades Aéreas na FAB: Esquadrão Poker (1º/10º GAV) e Esquadrão Centauro (3º/10º GAV), ambos sediados na Ala 4, em Santa Maria (RS). As aeronaves são capazes de realizar missões de Ataque, Reconhecimento Aéreo e Apoio Aéreo Aproximado, dentre outras.