Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

ARP

Número de drones cresce 51% em um ano
Após quase três anos de regulamentação dos voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cresce rapidamente no País a fabricação e a oferta de serviços por meio de ARP - Aeronaves Remotamente Pilotadas, os chamados drones. De acordo com dados da agência, entre agosto de 2018 e 2019, o número de aparelhos registrados para uso profissional saltou de 18.389 para 27.665, um aumento de 51%.

30 mil profissionais
Conforme levantamento da Droneshow, feira brasileira de referência do setor, o mercado brasileiro de drones tem crescido, em média, 30% por ano. São mais de 720 empresas envolvidas na cadeia produtiva desse mercado. Para 2019, a projeção de arrecadação é de R$ 500 milhões, empregando diretamente mais de 30 mil profissionais. O emprego crescente deles se reflete no número de autorização de voos, que aumentou 61% até julho se comparado a todas as liberações concedidas em 2018. Já são mais de 150 mil somente este ano. "As aplicações são muito amplas, cada vez aparecendo novos usos. A própria crise econômica, uma vez que o investimento não é alto, fez as pessoas que estão buscando ocupações encontrarem uma oportunidade no drones", afirma Emerson Granemann, organizador da feira.

Aviação
A regulação da atividade, porém, ainda é um entrave no desenvolvimento desse mercado no País. Vistos por muitos como um brinquedo, esses aparelhos oferecem riscos à aviação e às pessoas, que podem ser atingidas em casos de queda. Para colocar um drone no céu, é necessária autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB). Em alguns casos, até mesmo o plano de voo precisa ser submetido aos técnicos do órgão para concessão da autorização. Em outros, se o equipamento não possuir autorização, o tripulador pode terminar preso. Atualmente, há aeronaves remotamente pilotadas em uso em diferentes setores econômicos - de atividades no segmento agropecuário à geração e transmissão de energia, passando pela construção civil e entrega de produtos.