Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Aviação do Exército


Espaço Cultural é estabelecido para preservar
a história da aviação no Exército

O Comando de Aviação do Exército, em sua sede em Taubaté (SP), implantou um Espaço Cultural, a fim de resgatar, preservar e difundir a história da aviação no Exército. A inauguração das instalações, em 29 de agosto de 2019, fez parte do programa de comemoração do centenário de ativação da antiga Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

Aeroestação

O prédio contempla ambientes com cartazes, miniaturas e objetos que contam ao visitante a história da atividade aérea, a partir do balonismo ou aeroestação, iniciada com o padre Bartolomeu de Gusmão, nascido em Santos (SP) e idealizador do pioneiro balão de ar quente, cuja demonstração foi realizada à Corte portuguesa, em 1709.

A história segue nos cartazes do Espaço Cultural, com referências aos experimentos com aeronaves mais leves que o ar - os aeróstatos - de Julio Cezar Ribeiro de Souza e Alberto Santos Dumont, além do emprego de balões cativos para observação dos movimentos nos campos de batalha da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), pelas tropas brasileiras comandadas por Caxias. A atividade de aeroestação é, ainda, enaltecida com o esforço do primeiro aeronauta brasileiro, o tenente do Exército Juventino Fernandes da Fonseca, que estudou os princípios da aeroestação na França para aplicá-los no Brasil.

Escola de Aviação Militar
As informações visuais do Espaço Cultural seguem com as primeiras experiências de instrução técnica de aviação no Brasil, incluindo a formação do patrono da Aviação do Exército, Capitão Ricardo Kirk, até a criação, em 1919, da Escola de Aviação Militar (EAvM) e suas realizações até 1941, quando materiais e pessoas das aviações do Exército e da Marinha foram mobilizadas para criação da Força Aérea Brasileira. Nesse evento, a unidade de formação passou à nova força com o nome de Escola de Aeronáutica, atual AFA - Academia da Força Aérea.

Maquetes
Para materializar as informações acerca da antiga atividade aérea no Exército, o visitante poderá ver maquetes das aeronaves empregadas no período de 1919 a 1941 - como o primeiro avião de instrução, o Nieuport 82 E2 - posicionadas ao lado de uma maquete representativa dos hangares da EAvM.

Todos os eventos da história da aviação no Exército, passando pela criação do Correio Aéreo Militar e a participação em conflitos, são mostrados em cartazes, até chegar à recriação, em 1986, da atividade aérea na força terrestre, com emprego de helicópteros.

As visitas monitoradas ao Espaço Cultural da Aviação do Exército podem ser feitas diariamente, mediante contato prévio com a unidade.

Saiba mais: Blog do NINJA de 01/09/2019