Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 29 de setembro de 2019

Especial de Domingo

Com texto base da Tribuna do Norte, divulgamos hoje uma importante iniciativa que valorizará a história de um marco de nossa cultura aeronáutica.
Boa leitura!
Bom domingo!

Centro Cultural Trampolim da Vitória será atração no Rio Grande do Norte
A Prefeitura de Parnamirim (RN) apresentou, dia 24 de setembro de 2019, o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), uma iniciativa que fará do antigo Aeroporto Augusto Severo – subutilizado desde a desativação em 2014 – um grande museu sobre a história do município, cuja origem está diretamente ligada a aviação. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 2,1 milhões e garante a primeira etapa do projeto: o Pavilhão de Exposições, no antigo terminal de passageiros do aeroporto. Os recursos são do próprio orçamento do município. A meta é inaugurar essa primeira etapa do CCTV no dia 17 de dezembro, dia do aniversário de Parnamirim.

Aéropostale
Além do Aeroporto Augusto Severo, o CCTV ainda compreende o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, a Estação da Lati (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas), fundada em 1939, e três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela Aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal. Para o Pavilhão de Exposições há um projeto museográfico abrangendo tecnologia interativa, projeções, simuladores de voo e óculos 3D para oferecer a experiência de pouso e decolagem. Até um holograma de Augusto Severo está sendo produzido para ser projetado no antigo aeroporto, de modo que seja ele quem receba os visitantes.

Apoio da FAB
O projeto do CCTV foi apresentado depois do aval dado pelo Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB). Para o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, o projeto é muito bem vindo pois valoriza a história da FAB. “A nossa história se confunde com a história do povo de Parnamirim. Até porque a cidade foi fundada como consequência da criação da Base Aérea de Natal. Então para nós é muito bom saber que a Prefeitura está fazendo algo que ajuda a resgatar e manter a história da FAB e, ao mesmo tempo, propicia algo que o povo tanto precisa que é acesso à cultura e à história”, comentou.

Estação da Lati
O Cinema de época também será recuperado. E há previsão de utilização da Estação da Lati, fundada em 1939, quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.

Edificações da Base
Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela Aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.

Air France
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim à história de Parnamirim.

Texto: editado do original em Tribuna do Norte, via FAB.