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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 15 de setembro de 2019

Especial de Domingo

Saiba mais sobre o pioneiro avião Ford Trimotor, que ainda faz muito sucesso na AirVenture Oshkosh, o maior evento da aviação mundial!
Boa leitura!
Bom domingo!

Oshkosh 2019
Voo no trimotor Ford 1929 em Oshkosh:
Um voo na história da primeira linha aérea comercial


Uma das muitas atrações para quem visita a AirVenture Oshkosh (no estado de Wisconsin, EUA), o maior evento da aviação mundial, é fazer um voo panorâmico a bordo de um avião de 1929, o trimotor Ford.


Em 2019, entre 22 e 28 de julho, duas aeronaves do tipo faziam o serviço, a 77 dólares o passeio, voando num circuito preestabelecido a 300 metros de altura, proporcionando avistar o complexo do aeroporto Wittman, parte da área urbana de Oshkosh, campos de pouso, parte da área rural da região e o lago Winnebago.

As aeronaves eram o NC 9645, com pintura da TAT - Transcontinental Air Transport, e o tradicional da EAA (Associação de Aeronaves Experimentais) NC 8407, com as marcas da Eastern Air Transport.

Pioneirismo do Ford trimotor
O avião Ford foi o primeiro multimotor totalmente metálico a executar uma linha aérea comercial. Entre 1926 e 1933, cada uma ao preço de 55 mil dólares, foram fabricadas 199 unidades. A operação comercial desses aparelhos ensejou a construção do primeiro terminal de passageiros e prover o primeiro serviço de horário regular para transporte de passageiros por via aérea.

Outra consequência do emprego do Ford foi a construção do primeiro hotel, o Dearborn Inn, projetado especialmente para os viajantes por via aérea. Para suas operações também foi criada a primeira pista pavimentada. Depois que o trimotor foi substituído nas linhas aéreas, passou a ser usado, por algum tempo, como cargueiro em operações de mineração. O Ford foi, ainda, o primeiro avião a demandar um treinamento de tripulação, para atendimento de clientes de linha aérea.

Primeiro voo comercial
O primeiro voo comercial, em 1929, então realizado com o trimotor da Ford, era propagandeado como a maneira mais rápida de se deslocar de costa a costa dos Estados Unidos, de Nova York a Los Angeles, num tempo curto: "48 horas". A passagem entre as duas localidades custava o equivalente a US$ 5 mil em valores atualizados em 2019. E a viagem era algo tido como glamouroso.

Resistência
A viagem no trimotor se parecia com uma prova de resistência. Os passageiros embarcavam, inicialmente, em um trem noturno que os transportava ao aeroporto de Columbus, em Ohio, a 850 quilômetros. Ali eram acomodados no trimotor Ford para o primeiro dia de voo. No trajeto, a aeronave reabastecia quatro vezes, até chegar a Oklahoma. Nesta parada, os passageiros embarcavam em outro trem, passando a noite até chegar ao aeroporto seguinte. No segundo dia da etapa, os passageiros entravam em outro avião. E faziam mais três escalas para reabastecimento até, finalmente, pousar em Los Angeles.

Aventura
Era uma aventura divertida, dependendo da meteorologia. Fazendo voo de cruzeiro a 1.500 metros de altura, o bravo Ford trimotor sofria no caso de condições adversas, fatores que podiam tornar a viagem desagradável e perigosa. Em setembro de 1929, um trimotor colidiu com o Mount Taylor, vulcão inativo no noroeste do Novo México. Foi o primeiro desastre de uma empresa aérea comercial. Em função deste e outros fatores, mais tarde, buscaram-se soluções para navegações mais velozes e em níveis mais altos, acima das nuvens e do mau tempo. Assim vieram os conhecimentos, procedimentos e tecnologias para altitudes seguras, enfrentamento de tempo meteorológico adverso, incluindo o processo de pressurização das cabines de aeronaves.

Características
O Ford trimotor transporta 11 passageiros. Possui comprimento de 15,2 metros e envergadura de 22,6. Seu peso vazio é de 2950 Kg e voa com a velocidade de cruzeiro de 172 Km/h. Originalmente era propulsado por motores radiais de 9 cilindros J-6-9 Whirlwind, cada um com potência de 300 hp.

Exemplar da EAA
A AirVenture Oshkosh é promovida pela EAA - Associação de Aeronaves Experimentais. É de propriedade da entidade um dos dois Ford que voaram no evento de 2019, ostentando a matrícula NC 8407. Produzido em 1929, foi restaurado em 1985. Antes havia sido operado por várias empresas, tendo sido, inicialmente, voado pela Pitcairn Aviation, a divisão de transporte de passageiros da Eastern Air Transport. 

No início dos anos 1930 voou para a Cubana Airlines, na rota Havana - Santiago de Cuba. Foi, ainda, avião presidencial na República Dominicana. Foi reintroduzido nos Estados Unidos em 1949, recebendo algumas modificações, inclusive motor de 550 hp.

Saiba mais sobre Oshkosh 2019: Blog do NINJA dos dias 18/08/2019 e 31/07/2019 

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Visite: www.eaa.org