Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 14 de setembro de 2019

Videoteca NINJA

Produtora do filme "Jambock" busca recursos em crowdfunding para contar a saga de heróis brasileiros na II Guerra Mundial

O filme-documentário “Jambock” tratará da história do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) da Força Aérea Brasileira, na Itália ocupada pelos nazistas, nos meses finais da 2ª Guerra Mundial. A narrativa terá como fio condutor o relato de um dos pilotos de caça brasileiros, Danilo Marques Moura, que, tendo sido abatido em missão nos arredores de Verona (Castelfranco), retornou, numa jornada de mais de 300 quilômetros, por entre território inimigo. Teve que superar os mais diversos e inusitados obstáculos e dificuldades, para chegar à base do 1º GavCa em Pisa, do outro lado da cordilheira dos Apeninos.

Eventos dramáticos
O filme-documentário não se limitará a seguir os passos de Danilo, mostrando também outros eventos dramáticos e decisivos para a campanha dos pilotos de caça brasileiros na Itália. “Jambock” pretende ser um documento e uma homenagem à bravura, à intrepidez, à maturidade e ao patriotismo desses jovens brasileiros que arriscaram tudo, vida e liberdade, por um ideal de civilização, honrando de maneira imorredoura, não somente as Forças Armadas, como todo o povo brasileiro.

Brasileiros do "Senta a Pua"
Criado em 18 de dezembro de 1943, o Grupo (equivalente a um esquadrão da USAF) foi inicialmente treinado na Zona do Canal do Panamá, onde esteve envolvido na defesa aérea daquela área estratégica usando aeronaves Curtiss P-40C. Posteriormente, mudou-se para Suffolk, EUA, onde seus pilotos e soldados foram transferidos para operar a aeronave Republic P-47D-25 Thunderbolt, que foi utilizado pelo Grupo na Itália e os tornou temidos pelo inimigo e honrados pelos aliados. Apelidado de "Senta a Pua", o 1º GavCa empregava como código de chamada nas comunicações de radiotelefonia a palavra "Jambock", oriunda da África do Sul, que significa chicote pesado. Daí, o título do filme. Disse o secretário da USAF, E. Aldtridge Jr., na cerimônia de premiação da Unidade Presidencial do Citatio para o 1º GAvCA: "Suas ações permanecerão vivas como homens. Suas vitórias no campo de batalha estarão em nossos corações, pois a bravura e o heroísmo são valorizados pelos homens”.

Arrecadação de contribuições
Os produtores lançaram campanha para arrecadar recursos, pelo processo de "crowdfunding" (vaquinha solidária), a fim de tornar o filme uma realidade. A contribuição deve ser feita a partir de acesso ao site da produtora Ivin Filmes.

Como contribuir: Clique aqui       

Contato: contato@ivinfilms.com

Saiba mais: www.ivinfilms.com