Santa Catarina realiza seminário internacional de aviação
Palhoça é a cidade do Estado de Santa Catarina pioneira no setor aeronáutico, que tem ganhado destaque internacional. Para fomentar o mercado e tornar a Grande Florianópolis referência no setor, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) promoveu, no dia 29 de maio de 2014, o Seminário Internacional de Aviação, em Palhoça, trazendo representantes de três instituições importantes dos Estados Unidos e Canadá. Há proposta de uma empresa chinesa para a instalação de uma fábrica e montagem de helicópteros na cidade.
É a primeira vez que o seminário foi realizado no Estado. A ideia surgiu após a visita da comissão da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), em 2013, na Sun ‘n Fun, a segunda maior feira do mundo de aviação, conforme o diretor do Senai em Palhoça, Marcos Hollerweger.
Desde então, Hollerweger e o Comitê de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica da Fiesc buscam estreitar relações com as entidades internacionais do ramo para trazer novas tecnologias e aprimorar a atuação do Senai, que hoje conta com 22 cursos ligados à aviação em Palhoça, três deles de montagem e manutenção de aeronaves homologados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). São atendidos 180 alunos.
Entre as instituições participantes do evento estão a Superior Air Parts, fabricante de motores para aviões, e a École Nationale D’Aérotechnique, universidade canadense. Entre os temas estão combustíveis para aviação, projetos de aeronaves desenvolvidos pelo software Catia e procedimentos de manutenção de aeronaves.
Fonte: http://ndonline.com.br