Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Tráfego Aéreo

100 Anos da primeira Torre de Controle no Reino Unido
O Reino Unido comemorou, dia 25 de fevereiro de 2020, os 100 anos da inauguração da primeira Torre de Controle da história. Em 25 de fevereiro de 1920 o aeroporto de Croydon, em Londres, iniciava as operações de um pequeno edifício de 4,6 metros de altura com quatro grandes janelas. A tarefa a ser desempenhada ali era a de prover informações sobre tráfego aéreo e meteorologia para os pilotos. “Em 1920, não havia um plano para como deveria ser o controle de tráfego aéreo ou mesmo de um aeroporto; portanto, coube aos pioneiros desenvolver, testar e implementar as ideias que permitiriam o crescimento das viagens aéreas com segurança”, diz Ian Walker, responsável pela preservação histórica do aeroporto. “Os aeroportos antes tinham escritórios de rádio e ‘faróis aéreos’, mas nada com a intenção explícita de fornecer serviços técnicos de tráfego aéreo para aeronaves. A torre de controle foi um desenvolvimento essencial e seu legado permanece conosco hoje”, completa.

Data
Para celebrar a data, a National Air Traffic Services (NATS), principal entidade de navegação aérea do Reino Unido, divulgou fotos coloridas do antigo aeroporto de Croydon. O aeroporto se manteve em operação até 1959.

Primeira Torre no Brasil
As Torres de Controle, nos dias atuais, permanecem com o mesmo princípio dos pioneiros. Todavia, com mais recursos de telecomunicações e acessórios para vigilância do entorno. Em alguns casos, no Brasil, dispõem de repetidoras de sinal radar empregado nos controles de aproximação, como o VISIR (Visualizador de Imagem Radar), desenvolvido pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo). Como registra o livro "Torres de Controle do Brasil", a primeira unidade para prestação do Serviço de Controle de Aeródromo no Brasil foi estabelecida no início de 1941, na Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro), com estrutura improvisada numa sala com visão para a pista, até ser substituída por uma torre de madeira. Este evento ocorreu cinco anos após a inauguração da primeira Torre de Controle dos Estados Unidos, em Cleveland, e 21 anos depois da primeira Torre da história, no Reino Unido, no aeroporto de Croydon/Londres. Ainda em 1941, foi instalada a primeira Torre de Controle, de fato, num aeroporto brasileiro, o Rio de Janeiro/ Santos Dumont, em cima do hangar 3, como empreendimento da empresa Panair. Mais tarde foi transferida para um ponto sobre o terminal de passageiros. Em 1945, a Torre e seus operadores passaram para a esfera governamental. Atualmente operada pela Infraero, brevemente a torre do aeroporto Santos Dumont passará a ser administrada pela empresa NavBrasil.

Fontes: www.edrotacultural.com.br e Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA)