Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 15 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

Aviões da FAB chegam ao Brasil, após ajuda humanitária ao Líbano
Os aviões da FAB KC-390 Millennium e o VC-2 (Embraer 190), da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano, deixaram Beirute ontem, sexta-feira, no início da tarde, horário de Brasília, e chegarão ao Brasil neste sábado, 15 de agosto de 2020. Antes de pousar em Anápolis(GO) e Brasília(DF), as aeronaves fazem paradas técnicas para abastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Valência, na Espanha, e em Fortaleza, no Ceará.

Parlamento libanês
Ainda na sexta-feira, a delegação brasileira esteve no Parlamento Libanês e reuniu-se com o Primeiro Ministro do Líbano, em exercício, Hassan Diab. O chefe da missão humanitária brasileira, ex-Presidente da República Michel Temer, ofereceu apoio ao Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri. “Estive reunido com as autoridades libanesas e com representantes das comissões religiosas do Líbano, colocando o Brasil, naturalmente, à disposição para ajudar na composição do Estado libanês”, afirmou Temer. Além de ter doado seis toneladas de alimentos e medicamentos, na quinta-feira (13), e mais 4 mil toneladas de arroz, que chegarão ao Líbano por via marítima, a missão humanitária brasileira não para por aí. O Encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos, explicou como continuará o auxílio do Brasil ao Líbano.

Apoio continuado
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas e cateteres. Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também foram entregues no Líbano. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A. Além das capacidades dos CBERS anteriores, esse novo possui mais uma câmera, com resolução de dois metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres. “Essa primeira equipe, que se deslocou agora com a missão humanitária, é composta por técnicos em explosões e incêndios. Eles vão permanecer em Beirute até o dia 30 deste mês, fazendo ligação com o Ministério da Defesa local e identificando as possíveis necessidades do Líbano”.

Fonte: Ministério da Defesa