Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Defesa Aérea

FAB instala mais radares na fronteira oeste
Peça importante no combate ao tráfico internacional de drogas na região de fronteira do Brasil, a partir de Corumbá (MS), a Força Aérea Brasileira (FAB) reforçará o seu sistema de radares, para detecção de voos irregulares envolvidos em ilícitos. Em 2020, já foram interceptadas mais de 3,5 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil. O resultado faz parte de ações de unidades de caça juntamente com outros segmentos do sistema de segurança

Corumbá
Para aperfeiçoar a sua malha de equipamentos de controle, dia 18 de agosto de 2020, em Corumbá, e em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), a FAB, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, inaugurou uma nova estação de radar composta de radares primário e secundário.

Radares
A FAB adquiriu três sistemas de radar, para ampliar a vigilância na fronteira do Brasil com países vizinhos. Os sistemas, com raio de alcance de centenas de quilômetros, são para instalação nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho. Cada sistema de radar é composto de duas unidades: um radar primário LP23SST-NG e um radar secundário RSM970S. O radar primário ou alvo é aquele que capta qualquer aeronave no espaço aéreo, por meio de uma onda eletromagnética que atinge a aeronave e retorna à antena, apresentando os dados na tela do operador. O radar secundário funciona associado ao radar primário e faz a comunicação com o transponder do avião. Troca informações eletrônicas com o transponder possibilitando dados como altitude, velocidade, direção de deslocamento, entre outros informações .

Interceptações
As interceptações de voos clandestinos, muitos deles envolvidos com o narcotráfico, são feitas por aeronaves de caça, como o A-29 Super Tucano, com o apoio da aeronave radar E-99.

Fonte: FAB