Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Espaço

Júpiter e Saturno serão vistos - hoje - aparentemente colados
Hoje, 21 de dezembro de 2020, o céu proporcionará um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano. Ocorrerá o alinhamento histórico entre os dois gigantes gasosos do Sistema Solar: os planetas Júpiter e Saturno. Os astros iluminados estarão aparentemente colados no lado Oeste da abóboda celeste.

Há 400 anos
Embora os dois planetas se encontrem nesta posição a cada 20 anos, o encontro atual é especial. Quase 400 anos se passaram desde que ambos estiveram tão próximos um do outro, e cerca de 800 anos desde que este evento cósmico aconteceu à noite.

Observação a olho nu
Em 2020, o período noturno permitiu que o alinhamento fosse visível em quase todos os lugares do mundo, desde 17 de dezembro. À primeira vista, por conta da linha de visada, Júpiter e Saturno aparecem dando a impressão de estarem quase “colados” um no outro. O fenômeno pode ser observado, mesmo a olho nu, no horizonte na direção Oeste. Caso se disponha de um pequeno telescópio ou um par de binóculos, é possível ver as quatro maiores luas de Júpiter orbitando este planeta gigante.

Outro evento igual só em 2080
Neste 21 de dezembro de 2020 acontece o solstício de verão, que marca o início do verão no Hemisfério Sul. Considerando um observador posicionado em Brasília, os planetas, aparentando ser uma "única estrela", serão vistos, a partir de 18h57, num ângulo de 24 graus acima do horizonte a Oeste, e ficarão no céu até sumirem sob o horizonte às 20h46. Em declaração à BBC Patrick Hartigan, astrônomo da Universidade de Rice (EUA), afirma “aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400”, disse ele.

Fonte: adaptado do original publicado em www.renovamidia.com.br em 17/12/2020