Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 3 de março de 2021

Adeus ao Comandante Luiz Carlos Rodrigues

“Não vales pelo que és, mas pelo que fazes por sê-lo”.
Comandante Luiz Carlos Rodrigues
06/07/1946 – 02/03/2021

A aviação brasileira e particularmente o Núcleo Infantojuvenil de Aviação se despedem do comandante Luiz Carlos Rodrigues, falecido ontem, 02 de março de 2021, aos 74 anos, de causas naturais. Rodrigues era piloto de caça, com o código Jaguar 17, e foi um dos primeiros brasileiros a voar no caça supersônico F-103 Mirage III da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis. No ano de 1978, fez o curso de piloto de provas e integrou a Divisão de Ensaios em Voo do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), voando com o código Prova 06.

Além de todas as atividades daquele setor, foi um dos últimos oficiais da FAB a voar um remanescente avião NA T-6 Texan, batizado de Celacanto, pertencente à frota daquela divisão.

10 mil horas de voo
Luiz Carlos Rodrigues ingressou na FAB em 1963 e chegou à patente de Coronel. Após seu tempo de serviço na Força Aérea, passou a voar como piloto de provas das aeronaves desenvolvidas pela Embraer, no período de 1995 a 2005. Trabalhou como piloto de provas da Anac, entre 2005 e 2016. Após 51 anos de carreira na aviação e mais de 10 mil horas de voo, listava ter pilotado as aeronaves militares NA-T6, T33, Mirage F103, Xavante AT26, Tucano T27, Búfalo C115, AMX A1 e os aviões civis Bandeirante E110, Embraer E145, E170, E190, Legacy 500, Phenom 100, Phenom 300, A300, B4000 e o planador Urubu.

Incentivo aos jovens
Luiz Carlos Rodrigues tornou-se voluntário do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), para incentivar crianças e jovens interessados em assuntos da atividade aérea. Na abertura do ano letivo de 2018 no NINJA, dia 24 de março, fez uma palestra com o tema “Aviação serve para quê ?”, assistida por crianças, adolescentes e adultos.
A habilidade do palestrante em adotar uma linguagem simples para tratar de um tema complexo garantiu a atenção dos participantes de faixas etárias tão distintas.

No relato de sua experiência pessoal, que serviu como motivação para a garotada, Luiz Carlos Rodrigues contou de seus esforços quando, ainda jovem, residia em Porto Alegre (RS), onde nasceu em 06 de julho de 1946, e sua família não dispunha de muitos recursos, nem televisão. Citou que, na preparação para os exames de admissão, saía da escola, ia para a biblioteca pública e lá, contando com o acervo gratuito, estudava solitariamente, mergulhando na realização de exercícios e tarefas, aprendendo com os próprios erros e acertos. Assim, descobriu por si só que quando encaramos desafios por nossa própria conta, o aprendizado torna-se mais sólido e permanente. As dúvidas podiam contar com o apoio de professores, mas antes de chegar até eles, tentando resolver com seu próprio esforço e pesquisa, garantiu a base necessária para seguir em frente com domínio dos conteúdos. Além de suas habilidades psicomotoras como piloto de aeronaves, dominava pontos das ciências exatas e fluência em Inglês, Francês e Italiano.

Livro
Após a palestra, Rodrigues presenteou o NINJA com um livro destinado aos jovens alunos. Entregou um exemplar de “O Amigo Alemão”, o qual passa a ser leitura entre alunos e voluntários instrutores do NINJA. Na dedicatória, o piloto do supersônico Mirage III e de tantos outros aviões, como os fabricados pela Embraer, diz aos alunos: “Aos Ninjas, uma homenagem do comandante Rodrigues àqueles que serão felizes ao construírem o seu próprio futuro. – Não vales pelo que és, mas pelo que fazes por sê-lo. Ubatuba, 24 de março de 2018. Luiz Carlos Rodrigues, Prova 06.”

Bom voo, Comandante!
Ad Astra et Ultra!
À la chasse!

Saiba mais: Blog do NINJA de 25/03/2018 (Clique aqui)   e de 12/05/2018 (Clique aqui)