Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 8 de março de 2021

Datas Especiais

08 de março:
Dia Internacional da Mulher
As mulheres na aviação militar do Brasil


Mais de 8 mil mulheres integram a Força Aérea Brasileira (FAB). Nas aeronaves, pistas, hangares, escolas de formação, hospitais, controle de tráfego aéreo e nas unidades administrativas as mulheres estão cada vez mais presentes na FAB.

Da mesma forma, na Aviação do Exército, na qual, além de funções administrativas e da área de saúde, também trabalham na manutenção de helicópteros.


Na FAB, em 2002, elas eram 3.249 e, atualmente, são mais de 8 mil no efetivo. Com o passar dos anos, desde 1982, elas se destacam, ocupando cargos de liderança e chefia.

Pioneiras
As Oficiais e Graduadas da FAB acumularam vitórias e entraram para história das Forças Armadas. Em 2003, a então Cadete-Aviadora Gisele Cristina Coelho de Oliveira foi a primeira mulher a voar sozinha em uma aeronave militar no Brasil. Ela pilotou um planador TZ-23 do Clube de Voo a Vela da Academia da Força Aérea(AFA). No ano seguinte, a então Cadete-Aviadora Fernanda Göertz tornou-se a primeira piloto militar a solar um avião de instrução básica (T-25) na AFA. Em 2008, a Tenente Márcia Regina Laffratta Cardoso tornou-se a primeira aviadora a ser declarada Piloto de Busca e Salvamento. Já em 2009, pela primeira vez, uma dupla feminina comandou uma missão. As tenentes-aviadoras Joyce de Souza Conceição e Adriana Gonçalves, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo(7º ETA), decolaram de Manaus (AM) em um C-98 Caravan em direção a Parintins (AM). Ainda em 2009, a 3º Sargento Vanessa Felix se tornou a primeira militar da Força Aérea a conquistar o brevê de paraquedista. No ano seguinte, durante a Reunião da Aviação de Asas Rotativas, a 3º Sargento Pollyana Soares de Aredes foi a primeira mulher a atirar com uma metralhadora Minigun, de um Helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8º GAv), sediado em Manaus. Já em 2011, a Tenente Carla Alexandre Borges se tornou a primeira aviadora a assumir o comando de uma aeronave de caça de primeira linha da Força Aérea, um AMX A-1.

Ela também, já no posto de Capitã, em 2016, passou a ser a primeira mulher a pilotar o avião presidencial. Ainda em 2011, a Tenente Juliana Barcellos Silva, que fez parte da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea, foi a primeira mulher a atuar como instrutora de voo na AFA.

Em 25 de novembro de 2020, pela primeira vez, uma oficial chegou ao generalato na Força Aérea. A médica Carla Lyrio Martins foi promovida ao posto de Brigadeiro do Ar.

Ninja-Brasil: versão para a web