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quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Datas Especiais

20 de outubro:
Dia do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado com palestras no ICEA
Para celebrar o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, neste 20 de outubro de 2022, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) promove uma série de palestras, em sua sede, dentro do campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O evento tem o objetivo de homenagear os profissionais de tráfego aéreo e congregar controladores em atividade e veteranos. As palestras refletirão os avanços nas tarefas, procedimentos e equipamentos de proteção ao voo. As apresentações abordarão os temas: Demanda e Capacidade – Visão da gestão do fluxo de tráfego aéreo; A doutrina no SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro); Projetos ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) relacionados ao Espaço Aéreo; Mobilidade Aérea Urbana (UAM); Indicadores de desempenho ATM; Perspectivas da (empresa) NavBrasil no SISCEAB.

Data
A comemoração do Dia do Controlador de Tráfego Aéreo faz referência à realização, em 20 de outubro de 1960, na Grécia, do 1º Encontro Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo. No Brasil, a formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico em controle de tráfego aéreo ocorrem na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), e no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), sediado em São José dos Campos (SP). A capacitação em gestão sistêmica é realizada no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). Embora uma Torre de Controle seja a imagem mais recorrente como local de trabalho do controlador de movimentos aéreos, o profissional desse segmento da aviação desempenha múltiplas funções e atua em diferentes setores operacionais, gerenciais, de pesquisa e de ensino. Trabalha, principalmente, como operador em Torres de Controle, Controles de Aproximação, Centros de Controle de Área, Centros de Operações Militares, Centros de Coordenação de Busca e Salvamento (Salvaero) e no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). Também pode atuar em pesquisas, gestão de unidades de proteção ao voo e instrução. No Brasil, o universo de especialistas em controle de tráfego aéreo é responsável pelo acompanhamento de cerca de 10 mil planos de voos comerciais domésticos, embora uma parte não se efetive em todos os dias da semana, realizados entre 146 localidades, pelas atuais companhias em operação: Azul, Latam, Total, Azul Conecta, MAP, Sideral, Gol e Passaredo. Além dos voos internacionais, militares e da aviação geral. 

Pioneiros
A primeira experiência de controle de aeródromo no país, segundo o livro “Torres de Controle do Brasil”, ocorreu em 1941, no Campo dos Afonsos (RJ), onde operadores iniciaram transmissões para apoiar os aviões da Escola de Aeronáutica, a partir da janela de um improvisado posto de observação, até ser substituída por uma torre de madeira.
Ainda em 1941, foi instalada a primeira Torre de Controle, de fato, num aeroporto brasileiro, o Rio de Janeiro / Santos Dumont, sobre o hangar 3, como empreendimento da empresa Panair. Mais tarde foi transferida para um ponto sobre o terminal de passageiros. Em 1945, a Torre do aeroporto Santos Dumont e seus operadores passaram para a esfera governamental, com controladores da FAB e, posteriormente, por funcionários da Infraero e, atualmente, da empresa NavBrasil. As ativações das pioneiras torres de controle no Brasil, nos aeroportos Campo dos Afonsos e Santos Dumont, ocorreram cinco anos após a inauguração, em 1936, da primeira Torre de Controle dos Estados Unidos, em Cleveland, e 21 anos depois da primeira Torre da história, no Reino Unido, no aeroporto de Croydon/Londres. Esta foi inaugurada em 25 de fevereiro de 1920 e iniciou as operações dentro de um pequeno edifício de 4,6 metros de altura com quatro grandes janelas, com a tarefa de prover informações sobre tráfego aéreo e meteorologia para os pilotos. As Torres de Controle, nos dias atuais, permanecem com o mesmo princípio dos pioneiros. Todavia, com mais recursos de telecomunicações e acessórios para vigilância do entorno. Em alguns casos, no Brasil, dispõem de repetidoras do mesmo sinal radar empregado nos controles de aproximação, como o VISIR (Visualizador de Imagem Radar), desenvolvido pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo). As antigas fichas de progressão de voo (FPV), preenchidas com caneta para registro das operações, deram lugar às anotações em programas de computadores, ditos sistemas de gerenciamento de torres de controle (SGTC) e, ultimamente, a um programa sucessor, chamado Tatic (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo).

Organizações
Os profissionais de tráfego aéreo podem ser civis ou militares e fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e NavBrasil, além de empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo. Ainda de acordo com o livro Torres de Controle do Brasil, entre outras habilidades desejáveis para o desempenho da função de controlador de tráfego aéreo estão: raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de atuar em grupo, capacidade física e orgânica para atuar em turnos durante o dia ou noite, domínio de informações geográficas, conhecimentos de navegação aérea, meteorologia e comunicações. Os controladores e demais especialidades relacionadas à proteção ao voo contribuem para o SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), cujo órgão central é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que tem sob sua responsabilidade mais de 22 milhões de Km² de espaço aéreo, compreendendo as partes continental e oceânica, que se estende até o meridiano 10º Oeste. Esta área é dividida em cinco Regiões de Informação de Voo (FIR): Brasília, Curitiba, Recife, Amazônica e Atlântico.


Imagens da pioneira Torre Afonsos: Reprodução do filme “O Segredo das Asas” (1944), de Humberto Mauro. Fotografias: FAB e NINJA

Texto: Redatores do NINJA

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