Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Espaço

Lançamento do satélite do ITA foi adiado devido meteorologia
O lançamento, pela SpaceX, do nanossatélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros parceiros, que seria realizado ontem, 22 de novembro de 2022, foi adiado para o próximo domingo, 27. O motivo, após ter sido iniciada a contagem regressiva para um eventual lançamento, foi uma condição meteorológica desfavorável na área do Kennedy Space Center, estado da Flórida (EUA).

SPORT
O engenho espacial desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U. Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo.

Ionosfera
O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

Saiba mais: Blog do NINJA de 20/11/2022

Ninja-Brasil: versão para a web