Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Peacekeeper

Militares da Guarnição de Curitiba participam de Missão de Paz Internacional
Duas militares da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT) foram selecionadas para a Missão de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), da Organização das Nações Unidas (ONU). A Major Dentista Letícia Lese Monteiro e a Major Farmacêutica Paula Soares Nunes, ambas do efetivo do Grupo de Saúde de Curitiba (GSAU-CT), demonstraram o profissionalismo das mulheres militares, que contribuem de forma significativa para o sucesso da missão em termos de liderança, habilidades técnicas e interação com a comunidade local. A Major Letícia atuou na missão no período de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024 como Militar Staff Officer da Coordenação Civil Militar na Force Intervention Brigade (FIB). “Especificamente, meu trabalho esteve relacionado às ações e à coordenação civil-militar. Participei do planejamento e execução de operações conjuntas com as Forças Armadas da República Democrática do Congo contra grupos rebeldes, visando à proteção de civis. Uma oportunidade de emprego diário dos conhecimentos adquiridos no processo de planejamento de comando e condução das operações”, explicou. “Defino como uma vivência única e transformadora. Uma experiência singular de trabalhar em um ambiente internacional com militares e civis de diversos países, possibilitando um intercâmbio profissional e cultural. Somente quando deixamos nossa zona de conforto é que podemos ampliar nossos horizontes e amadurecer pessoal e profissionalmente”, concluiu.
Já a Major Paula Soares participará da missão até fevereiro de 2025 na função de Gender Advisor, cuja responsabilidade é auxiliar no treinamento dos militares para a obtenção de informações relativas às questões de gênero e proteção de crianças. “Sinto-me muito grata pela oportunidade de trabalhar numa missão de paz da ONU, em que diariamente aprendo com militares e civis de diferentes países. Para mim, é uma honra atuar desenvolvendo planos de ação que abordam as questões de gênero, promovendo a implementação da igualdade e, dessa forma, garantindo o desenvolvimento e a implementação de políticas e estratégias”, declarou. Essa iniciativa inspira outras mulheres a seguir carreiras militares e a se envolver em operações de paz e segurança internacionais, encorajando a representatividade nas Forças Armadas.
Cabe ressaltar que a ONU, por meio da Resolução 1325 (2000), incentiva a participação das mulheres nas Missões de Paz e fomenta o equilíbrio de gênero por meio do reconhecimento de que mulheres podem e devem desempenhar papel efetivo na busca pela paz.

Dia do Peacekeeper
O Dia do Peacekeeper é celebrado internacionalmente em 29 de maio para homenagear os profissionais das missões de manutenção da paz das Nações Unidas, que dedicam suas vidas a promover a paz e a segurança em áreas de conflito ao redor do mundo. Dessa forma, o Dia do Peacekeeper é uma ocasião para reconhecer e honrar o sacrifício e o serviço desses profissionais que trabalham em condições difíceis, e muitas vezes perigosas, para ajudar a trazer paz e segurança às comunidades afetadas por conflitos. É também um momento para lembrar aqueles que perderam suas vidas enquanto serviam em missões de paz da ONU e para renovar o compromisso com os ideais de paz, cooperação e resolução pacífica de conflitos em todo o mundo.

Fotos: GUARNAE-CT

Fonte: CINDACTA II, por Suboficial Patrícia

Ninja-Brasil: versão para a web