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Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Mercado de Aviões

Embraer estima que China precisará de 1390 jatos até 2038
A Embraer divulgou, dia 06 de novembro de 2018, na 12ª China International Aviation & Aerospace Exhibition (Exposição Internacional de Aviação & Aeroespacial da China), a mais recente previsão para o mercado chinês de aviação comercial. A Embraer prevê que o mercado chinês irá demandar 1.390 novos jatos com até 150 assentos nos próximos 20 anos (avaliados em USD 82 bilhões, a preços de lista). “Segundo as estatísticas, o mercado da Ásia-Pacífico teve o maior crescimento em termos de volume de passageiros em 2017. Na China, especificamente para o mercado interno, a taxa de crescimento foi de 13,3%. Graças ao constante ritmo de crescimento econômico, investimento contínuo na construção de aeroportos, a implementação de planos básicos de serviços aéreos e aumento de classe média, fatores que impulsionaram a demanda por viagens aéreas, acreditamos que nos próximos 20 anos, aeronaves com até 150 lugares terão um enorme potencial na China”, disse Arjan Meijer, Chief Commercial Officer, Embraer Aviação Comercial. Nas últimas décadas, a China introduziu uma série de políticas favoráveis para apoiar o crescimento do tráfego aéreo e alcançou grande sucesso na construção de aeroportos. De acordo com o plano da CAAC, autoridade de aviação da China, mais de 50 novos aeroportos serão construídos durante o 13º Plano Quinquenal. Até 2035, outros 140 aeroportos serão construídos, sendo a maioria será aviação regional. Com o aumento do número de aeroportos, o mercado exige mais aeronaves regionais com um número adequado de assentos para desenvolver novas rotas.

E-jets
Ao mesmo tempo, os dados mostram que os 30 principais aeroportos da China movimentam quase 80% do total de passageiros, o que resulta na capacidade saturada e na escassez de “slots” em aeroportos centrais. Portanto, a Embraer acredita que as companhias aéreas vão investir mais nos mercados secundários e terciários com abundantes fontes de aviação. “Os E-Jets e E-Jets E2 da Embraer, com tamanho adequado, atenderão perfeitamente à demanda de mercado em cidades secundárias e terciárias e atenderão às necessidades de várias companhias aéreas. Com grande eficiência operacional e excelente desempenho, os E-Jets e os E-Jets E2 criarão mais valor para nossos clientes chineses, explorarão mercados potenciais para as companhias aéreas, melhorarão a acessibilidade para os viajantes e contribuirão para o desenvolvimento da aviação regional na China”, disse Guo Qing, Diretor de Vendas e Marketing para a China da Embraer Aviação Comercial. Para atender à crescente demanda por viagens, a Embraer lançou os E-Jets E2, a mais nova geração de jatos da Empresa, com o objetivo de construir a mais eficiente e confortável família de aeronaves de corredor único com até 150 assentos.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Embraer

Jato E190-E2 "tubarão" faz demonstrações na China
O jato E190-E2, ostentando a pintura de tubarão na fuselagem, iniciou a turnê de demonstração na China no dia 1º de novembro de 20185. Essa iniciativa, que se encerra em 20 de novembro, faz parte da turnê mundial de demonstração do E190-E2. A aeronave visitará vários aeroportos considerados desafiadores na China para mostrar as capacidades da mais silenciosa, limpa e eficiente aeronave de corredor único da nova geração no segmento, especialmente quando estiver operando em mercados exigentes. A turnê de demonstração inclui a estreia da aeronave na 12ª China International Aviation & Aerospace Exhibition (Exposição Internacional de Aviação & Aeroespacial da China), de 6 a 11 de novembro na cidade de Zhuhai, no Sul da China. O E190-E2 é o primeiro de três novos E-Jets E2 que a Embraer desenvolveu para suceder seus E-Jets de primeira geração. Entre os dias 6 e 8 de novembro, a aeronave estará em exibição estática. A Embraer também terá um estande onde apresentará uma experiência única em realidade virtual dos E-Jets E2. No final de 2018, a Embraer entregará o primeiro E190-E2 à Fuzhou Airlines, cliente de lançamento dos E-Jets E2 na China. O E190-E2 é o primeiro de três novos E-Jets E2s que a Embraer está desenvolvendo para suceder seus E-Jets da primeira geração. Comparado com a primeira geração do E190, o E190-E2 oferece uma redução de 17,3% em termos de consumo de combustível e quase 10% menos que o concorrente direto. Isso a torna a aeronave mais eficiente de corredor único no mercado. O E190-E2 traz mais flexibilidade com alcance máximo de até 5.300 km, ou cerca de 1.000 km a mais do que o E190 de primeira geração. Os pilotos da primeira geração de E-Jets precisam de apenas 2,5 dias de treinamento e sem a necessidade de um simulador de voo completo para pilotar o E2, o que diminui a carga de treinamento e economiza tempo e dinheiro para as companhias aéreas. O cockpit do E2 apresenta avançada aviônica integrada Honeywell Primus Epic 2. Juntamente com os controles fly-by-wire, os sistemas trabalham juntos para melhorar o desempenho da aeronave, diminuir a carga de trabalho do piloto e reforçar a segurança de voo. Do ponto de vista do passageiro, a cabine do E2 apresenta um confortável leiaute de dois assentos de cada lado do corredor. A ausência de um assento no meio permite que os passageiros tenham uma experiência de voo agradável, com mais espaço para as pernas e para armazenamento de bagagem.

domingo, 4 de novembro de 2018

Especial de Domingo

A conquista do Diploma Latécoère foi comemorada nesta semana pelos NINJAS.
Saiba mais sobre esta atividade educativa ligada a história da Latécoère-Aéropostale.
Boa leitura.
Bom domingo!

Jovens de Ubatuba (SP) conquistam o Diploma Latécoère
Em cerimônia no Colégio Dominique, sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), em Ubatuba (SP), um grupo de jovens comemorou a conclusão do curso de iniciação aeronáutica, oferecido pela associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, com o suporte de voluntários do NINJA.

Os concluintes receberam o Diploma Latécoère e uma medalha - ouro, prata ou bronze - de acordo com a pontuação obtida na avaliação final.

O caminho
Esta oportunidade para os NINJAS nasceu da parceria firmada com a AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso da Aéropostale, em 1933, na orla ubatubense.

Esta história voltou a ganhar destaque com a publicação do livro "Sobre o mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba".


Com os estudos, a articulação e o empenho de Mônica Corrêa, estas informações permitiram à Ubatuba conquistar espaço junto aos promotores franceses do Diploma Latécoère e do Raid Latécoère-Aéropostale.

Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão sem fio e aeródromos.

Construir o futuro
Pierre-Georges Latécoère
A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère“ ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de 9 países em 3 continentes.

Os objetivos do Diploma Latécoère 
Permitir que os jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale  tenham acesso à iniciação aeronáutica;
Destacar as profissões aeronáuticas;
Manter relações perenes com os aeroclubes locais.

Prática
Um membro da associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère" ministrará cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas escolas parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.

Os instrutores em Ubatuba
No curso ministrado em Ubatuba, os NINJAS tiveram aulas com os professores brasileiros Mônica Corrêa e Cesar Rodrigues e com o professor francês Jacques Despretz.

Os jovens ubatubenses e o professor Jacques
Na organização do curso, uma preocupação natural ocorreu aos voluntários do NINJA: como seria a interação dos jovens estudantes com um professor de outro país? A resposta tranquilizadora veio após a análise do currículo de Jacques Despretz:
Professor de física e química aposentado, lecionou em escolas e universidades, 6 anos em Buenos Aires (Argentina), 6 anos em Pondichéry (Índia), 10 anos em Poitiers (França), 4 anos em Nouméa (Nova Caledônia) e 3 anos em Maiote (deptº ultramarino francês). Um profissional raro, que teve alunos em cinco continentes e que, no caso do Brasil, como pudemos constatar, soube se comunicar em português com bastante eficiência. Jacques Despretz começou mais tarde na aeronáutica, embora tenha feito o seu serviço militar na Força Aérea e com isso efetuado 15 horas em planador (+ voos em fouga magister, Alouette III e Nord 262). Aos 40 anos, obteve seu brevê de piloto privado (Private Pilot Licence), aos 50 anos, o PPH (Private Pilot Helicopter) e, aos 60 anos, o PPULM em Maiote.     Teve a oportunidade de voar na França, mais dois países da Europa (Espanha e Inglaterra), na África (Marrocos, Madagascar, Mauritânia, Maiote), nas Antilhas e América do Sul (Guadalupe, Argentina, Brasil, Uruguai).  Em janeiro e fevereiro de 2018 acompanhou o voo de amigos dos EUA até Mar del Plata, na Argentina, atravessando o Caribe e o Brasil de norte a sul. Desde 2015 faz parte da Direção da l’APGL (Association Pierre-Georges Latécoère) e efetuou 6 raides (3 na Argentina, 2 no Brasil e um em Madagascar) entre 2014 e 2017. Em 2016, foi criado o «Diplôme Latécoère» para os alunos de colégios de cidades por onde passa o Raid Latécoère no Senegal e na Argentina. Em 2017, quatro edições foram organizadas na Patagônia. Em março de 2018, duas novas edições no Senegal (realizadas por Albert Scius, co-autor do curso) e agora no Brasil (Florianópolis e Ubatuba).

Raid Latécoère-Aéropostale
Após a conquista do Diploma Latécoère, os esforços agora estão concentrados para que Ubatuba consolide-se como a nova etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, a partir de 2019, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.

O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) é um projeto social em Ubatuba (SP), mantido por voluntários, cujo objetivo é divulgar, gratuitamente, a cultura aeronáutica para crianças e jovens, reunindo estudantes de escolas públicas e particulares, despertando vocações, revelando talentos. Nesta primeira edição ubatubense do Diploma Latécoère participaram alunos do Colégio Dominique e da Escola Estadual Aurelina Ferreira, mobilizados pelo professor Marcos Fowler.

Saiba mais: www.raid-latecoere.org e AMAB 

sábado, 3 de novembro de 2018

Santos Dumont

Chile inaugura monumento em honra a Santos Dumont
No Dia do Aviador, 23 de outubro de 2018, na esquina da Avenida Santos-Dumont com a Avenida Recoleta, em Santiago, capital do Chile, foi inaugurado um monumento em homenagem ao brasileiro Pai da Aviação. O trabalho foi realizado em conjunto pela Embaixada do Brasil no Chile, por meio de sua Adidância Aeronáutica, pela Municipalidade de Recoleta e pelo Instituto de Investigações Histórico Aeronáuticas do Chile. O objetivo é reconhecer o pioneirismo de Santos-Dumont no cenário mundial, relembrar a visita que o brasileiro fez ao Chile em 1922, ocasião em que a via que leva seu nome foi batizada, e deixar como legado, para as pessoas que por ali passam, uma referência respeito de quem foi e o que fez pela humanidade aquele que empresta seu nome à via. “O BRASIL é uma pátria de homens pioneiros e perseverantes, onde alguns eleitos viram nos céus a realização de um dos sonhos mais antigos do homem, voar”, destacou o presidente do Instituto de Investigações Aeronáuticas do Chile, Norberto Traub, que também é um dos idealizadores do projeto juntamente com o Coronel Aviador Paulo César Andari. Na ocasião, o Embaixador Carlos Duarte ressaltou o espírito abnegado e perseverante do brasileiro, enaltecendo os laços de amizade que unem o Brasil e o Chile também no campo aeronáutico desde os tempos de Santos-Dumont e Diego de Aracena. Este aviador chileno - que esteve no Brasil em 1922, em um heroico raid aéreo para saudar o centenário da independência e foi homenageado por Santos-Dumont na sua visita ao Chile no mesmo ano - fez, durante seu raid, a primeira aterrissagem, no dia 14 de setembro de 1922, de uma aeronave em Ubatuba (SP), cidade-sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, conforme registra o livro "Sobre o mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba".

Monumento
O monumento consta de busto de Santos-Dumont, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que se coloca sobre um perfil metálico similar ao de um aerofólio, em alusão à obra prima do brasileiro. Tudo se assenta sobre uma base de concreto, onde uma placa metálica tem os seguintes dizeres:

Alberto Santos-Dumont
Piloto e inventor brasileño, padre de la aviación mundial. Efectuó el primer vuelo mundial en un aeroplano que logra despegar con propulsión propia. Paris, 23 de octubre de 1906. Homenaje de la Comuna de Recoleta al pionero e inventor brasileño, que inmortalizó la aviación iberoamericana, en el 96º aniversario de su visita a Chile y bautizo de esta importante avenida que lo recuerda.

Fonte: FAB

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

AMAB no 64º Café Voador

Tiago Rizzi, Mônica Corrêa e Edgar Portes
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) e o Aeroclube de Ubatuba promoveram o 64º Café Voador, em 29/10/2018, no Aeroporto Gastão Madeira, com apoio do consórcio VoaSP. O Café Voador é um encontro de entusiastas da cultura aeronáutica e teve, nesta edição, dois convidados especiais: o instrutor Jacques Despretz, do Aeroclube Pierre-Georges Latècoére, de Toulouse e Mônica Cristina Corrêa, presidente da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, sediada em Florianópolis. Na ocasião, Tiago Rizzi e Edgar Portes - presidente e vice do Aeroclube de Ubatuba -  cederam, para integrar o acervo da AMAB, documentação detalhando a pesquisa do jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso da Aéropostale, em 1933, na orla ubatubense.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Fumaça

Esquadrilha realiza demonstração em Mogi Mirim (SP)
O público poderá conferir cerca de 30 minutos de manobras e acrobacias com as sete aeronaves A-29

A Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Mogi Mirim, no interior paulista, no próximo domingo (4), às 16h, como parte das comemorações dos 249 anos do município. A demonstração ocorrerá no aeroclube, próximo à Estrada da Cachoeira (MMR-070). O público poderá conferir cerca de 30 minutos de manobras e acrobacias com as sete aeronaves A-29. A entrada é gratuita. A última vez que a Fumaça se apresentou na cidade foi em 1997, quando ainda utilizava as aeronaves T-27 nas cores vermelha e branca. A agenda da Esquadrilha da Fumaça pode ser acessada por meio do site www.fab.mil.br/eda. Para mais detalhes, acompanhar a rotina do esquadrão e outras informações sobre as demonstrações, acesse as mídias sociais oficiais no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Serviço
Demonstração da Esquadrilha da Fumaça
Local: Aeroclube de Mogi Mirim (SP) - próximo à Estrada da Cachoeira (MMR-070)
Data: Domingo, 4/11/2018
Horário: 16h
Entrada: Gratuita

Fonte: EDA, com foto do Tenente Marcus Lemos

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Meteorologia

A Meteorologia e a Aviação
Autor: Lito
Fonte: Aviões e Músicas
A meteorologia é parte integrante da aviação, desde a primeira vez que o homem voou. Hoje ela é matéria obrigatória para quem quer ser piloto, DOV, comissários, entre outros. Pra aprimorar o processo de avaliação desse pessoal na matéria Meteorologia Aeronáutica, a ANAC criou uma página apresentando material de orientação sobre temas que são objeto de avaliação na prova teórica da ANAC, glossário de termos técnicos, relatório estatístico de desempenho por assunto nesta matéria, objetivos específicos da avaliação, indicação bibliográfica internacional, lista das ocorrências aeronáuticas por fenômeno meteorológico adverso, vídeos explicativos, imagens, relação de normas internacionais, trechos de regulamentos, recomendações, guias internacionais e outros materiais de orientação. Pra você que tá estudando aconselho uma visitinha por lá. Tem até tópicos sobre o terror dos passageiros, a turbulência. A página é resultado dos projetos de atualização e modernização do banco de perguntas de meteorologia aeronáutica para a certificação do pessoal de aviação civil e apresenta informações sobre o processo de formação e evolução dos principais fenômenos meteorológicos que afetam a aviação e sobre as ações a serem adotadas pelos pilotos, quando esses fenômenos tornam-se adversos para o voo. Eu acho que este tipo de publicação por parte da ANAC aumenta a transparência nos parâmetros de avaliação do pessoal de aviação civil na disciplina e contribui para elevar o nível de proficiência e de segurança operacional já que as informações foram atualizadas e saber interpretar os fenômenos é essencial. Vou deixar o link aqui
Boa leitura e estudem moçada! 

Sobre o Autor: Lito é Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

ANAC

VI Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai promover na cidade de São Paulo (SP), de 26 a 30 de novembro de 2018, a VI Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo. O evento tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade das informações relacionadas ao acompanhamento do mercado e dos serviços de transporte aéreo no Brasil. O público-alvo do evento, são os profissionais das empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público responsáveis pela remessa periódica das mencionadas informações à ANAC.

Inscrições
Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 18/11/2018, no Portal de Capacitação da ANAC. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado à capacidade do auditório. No momento da inscrição, é desejável que os painéis escolhidos estejam diretamente relacionados à atividade desempenhada pelo profissional na empresa. Todos os profissionais são convidados para participar da Cerimônia de Abertura do evento e do Painel 1 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo, sendo também necessária a inscrição para cada um destes.

Programação
O evento será composto por uma cerimônia de abertura e 9 painéis, nos quais serão debatidos os procedimentos de apresentação à ANAC dos dados estatísticos de voos, dados de registro dos serviços de transporte aéreo, alterações e cancelamentos de voos, dados de tarifas aéreas domésticas e internacionais comercializadas, demonstrações contábeis, informações econômico-financeiras requeridas por organismos internacionais, dado de transporte de passageiros portadores de necessidades especiais e informações sobre emissão de CO2. Na cerimônia de abertura, haverá apresentações do senhor Diretor Presidente da ANAC, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz; do senhor Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant; do senhor Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dario Rais Lopes; do Senhor Consultor Técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) Mauricio Emboaba Moreira, do Senhor Diretor para o Brasil da International Air Transport Association (IATA) e do senhor Professor, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), Alessandro V. M Oliveira. Esta edição contará, assim como na edição anterior, com um painel inteiro dedicado a estudos acadêmicos de economia do transporte aéreo. Trata-se do Painel 1 – Simpósio de Economia do Transporte Aéreo (SETA 2018), conduzido por pesquisadores do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), onde serão abordados temas como teste da hipótese de aversão aos turboprops na aviação regional; efeitos da distribuição de renda na demanda por transporte aéreo; slots aeroportuários e concorrência de companhias aéreas; e disponibilidade de crédito como indutora de demanda por transporte aéreo. Outros destaques desta edição são: o portal para o recebimento automatizado das demonstrações contábeis das principais empresas brasileiras de transporte aéreo; o novo portal para remessa de dados estatísticos de voos de empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo; o Sistema de Registro de Serviços Aéreos (SIROS); o novo sistema do Boletim de Alteração de Voo (BAV); a utilização do portal consumidor.gov.br pelos usuários e empresas prestadoras dos serviços de transporte aéreo e o regulamento brasileiro para o monitoramento, reporte e verificação (MRV) das emissões de CO2. Os servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC), da Gerência de Operações de Serviços Aéreos (GOPE) e da Gerência de Regulação das Relações de Consumo (GCON), da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS), assim como da Assessoria Internacional (ASINT), conduzirão os debates sobre os modelos de informação, os principais aspectos da regulamentação vigente e vindoura, e a importância do aprimoramento de controles internos, processos e sistemas automatizados nas empresas e os principais pontos de atenção para assegurar a consistência dos dados. Os participantes poderão esclarecer as suas dúvidas e apresentar sugestões para o aprimoramento dos normativos.


Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo
A Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da Agência com a sociedade e o próprio setor regulado. Realizada desde 2013, o evento tem reunido, em cada ano, cerca de 250 participantes de aproximadamente 40 empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil, além de entidades ligadas ao setor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Helibras

Ceará recebe os primeiros H135 com Helionix em versão policial
A Helibras entregou duas aeronaves H135 para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os dois helicópteros multimissão são os primeiros H135 com Helionix em versão policial no mundo e reforçarão a segurança pública do Ceará, além de prestar apoio nas operações aeromédicas no interior do estado.

Helionix
O H135 é um helicóptero leve da Airbus Helicopters com baixos níveis de ruído, versatilidade e baixo custo. Conta com o inovador sistema Helionix, que oferece maior flexibilidade que garante a segurança nas operações. Com uma interface homem-máquina (HMI) muito mais moderna, o Helionix possui piloto automático de quatro eixos e exibe todos os parâmetros de voo, bem como os dados de gerenciamento da aeronave, em uma única tela. A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz a carga de trabalho a bordo e aumenta a concentração na missão.

domingo, 28 de outubro de 2018

Especial de Domingo

O voo comemorativo dos 50 anos do avião Bandeirante
O Bandeirante matrícula FAB 2338, que fora empregado como aeronave-laboratório pelo GEIV - Grupo Especial de Inspeção em Voo, foi especialmente preparado pela FAB e pela Embraer nas mesmas cores do primeiro protótipo do Bandeirante para reencenar o primeiro voo do modelo. A primeira decolagem aconteceu.no voo de teste, em 22 de outubro de 1968; quatro dias depois, em 26 de outubro, aconteceria o.primeiro voo oficial, assistido por autoridades e cerca de 15 mil pessoas, no aeroporto de São José dos Campos (SP).

Reencenação
Após o pouso do voo comemorativo dos 50 anos do avião, no dia 26 de outubro de 2018, foi realizado o batismo do Bandeirante, uma das tradições da aviação. O Tenente-Coronel reformando Ozires Silva, um dos engenheiros que participou do desenvolvimento da aeronave, criador e primeiro presidente da Embraer, agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Estou muito emocionado e agradeço à FAB pelo apoio integral em todos os momentos que precisamos”, completou.

Programa Especial do FAB TV
A edição especial do FAB TV relembra o início de uma história que começou em 1968. Há cinquenta anos, o Bandeirante alçava seu primeiro voo e impulsionava a indústria aeronáutica brasileira. O programa traz depoimentos de engenheiros e pilotos da FAB e da EMBRAER, que fazem parte da história do desenvolvimento do projeto que, ao completar 50 anos, continua sendo um importante vetor para a Força Aérea Brasileira.

Saiba mais: Blog do NINJA de 27/10/201822/10/2018  e 14/10/2018  

sábado, 27 de outubro de 2018

Bandeirante 50 anos


SEMANA DA ASA - 2018
 

50 anos do 1º voo oficial do avião Bandeirante é comemorado pelo DCTA e Embraer
No dia 26 de outubro de 1968 era realizado o primeiro voo oficial do avião Bandeirante, projetado no DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, à época denominado Centro Técnico da Aeronáutica, onde, no hangar X-10 foi montado o primeiro protótipo.


Ontem, 26 de outubro de 2018, 50 anos depois, do mesmo local, em São José dos Campos (SP), partiu um exemplar do Bandeirante, o C95C FAB 2338, para um voo de celebração do cinquentenário da aeronave que deu origem à Embraer e à moderna indústria aeronáutica brasileira.

Decolagem
Passava das 10 horas, quando o Bandeirante FAB 2338, que recebeu pintura no mesmo padrão do protótipo de 50 anos atrás, partiu do pátio do hangar X-10, no aeroporto de São José dos Campos e foi para a cabeceira da pista 15, para aguardar o momento de decolagem e liderar o desfile aéreo que se seguiu. Antes, já haviam partido as sete aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça e seis exemplares da produção atual da Embraer. Enquanto se processava o cerimonial na fábrica da Embraer - com as presenças do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; do primeiro diretor superintendente da Embraer, Coronel-Engenheiro Ozires Silva, e da atual diretoria e funcionários da companhia - os aviões se reuniam para a passagem sobre o aeroporto.

Desfile aéreo
O Bandeirante, ladeado por seis aviões da Esquadrilha da Fumaça, passou a baixa altura em frente ao público, seguido de dois conjuntos de aeronaves formado por modelos ora em produção pela Embraer. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça, escoltou o Bandeirante num segmento de frente para o público, dispersando em formação tipo leque três a três, deixando o Bandeirante para suas passagens solo, antes do pouso. Complementando a exibição aérea, a Fumaça executou algumas manobras e, perto do meio-dia, era encerrada a cerimônia aérea de comemoração do cinquentenário do primeiro voo do avião Bandeirante.

Produção
Foram fabricadas 498 aeronaves, das quais 253 foram vendidas no Brasil e 245 no exterior, a clientes civis e militares de 36 países. Com o sucesso do projeto do avião Bandeirante desenvolvido pelo IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA), foi necessária a implantação de uma empresa para fabricá-lo em série. Desta forma, foi criada a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica. Em consequência, o avião Bandeirante foi um fenomenal sucesso de vendas e operação de transporte regional de passageiros e cargas nos cinco continentes. E como resultado do êxito do produto Bandeirante, a Embraer evoluiu e em 2018 é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, com um leque de opções, com o jato comercial Embraer 195, com capacidade para transportar mais de 100 passageiros, jatos executivos e o cargueiro KC-390.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Tráfego Aéreo


SEMANA DA ASA - 2018
 

Novas regras de mínimos meteorológicos para decolagem
Entram em vigor, a partir de 8 de novembro de 2018, as novas regras referentes aos critérios de determinação dos mínimos para decolagens nos aeródromos de todo o Brasil. A mudança vale para as operações de voos por instrumentos (IFR). De acordo com o coordenador do projeto, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio André da Silva, as alterações têm o objetivo de otimizar as operações aéreas, possibilitando a utilização da tecnologia embarcada e da infraestrutura aeroportuária para viabilizar ganhos operacionais de acessibilidade do aeroporto. “A principal finalidade é ter menos tempo de interrupção das operações em condições meteorológicas adversas”, esclarece.

Critérios
Os critérios foram definidos com base na legislação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL). “O trabalho reuniu as melhores práticas de cada norma estudada, mantendo os mesmos padrões de segurança”, acrescenta o Tenente André. Segundo o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Cristian da Silveira Smidt, um dos integrantes do GT, a nova legislação visa corrigir possíveis falhas na antiga regra. “Do ponto de vista do usuário, a falta de clareza dos mínimos regulares para decolagem, em termos de teto (medida da altura presente da base das nuvens sobre o aeródromo) e visibilidade, podem gerar dúvidas, o que possivelmente resultaria em restrições operacionais desnecessárias”, explica. O Aeroporto Santos Dumont é um bom exemplo da possibilidade de melhoria do novo critério. Muitas vezes, devido ao mau tempo, as aeronaves ficam no solo aguardando a melhoria da visibilidade para poder decolar. “Com o novo critério, os mínimos operacionais de decolagem poderão ser de 800 metros de visibilidade e o tempo de espera em função da meteorologia tenderá a reduzir”, afirma o Capitão Cristian. Será de responsabilidade do operador determinar o mínimo de decolagem para sua aeronave, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo DECEA na nova legislação. O projeto contou com a participação e consulta dos profissionais do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), além dos Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo dos Regionais e pilotos.

Fluidez
De acordo com o piloto de linha aérea Arnaldo Pieper, os novos critérios de mínimos para decolagem IFR, além de alinharem os padrões brasileiros com as melhores práticas internacionais, resultam em um acesso mais eficiente e flexível ao espaço aéreo brasileiro, sem prejuízos da segurança. “Isto resulta em maior economia de combustível e um modelo mais funcional de operações.

Saiba mais: AIC 54/18

Fonte: DECEA

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

FAB TV


SEMANA DA ASA - 2018
 

O apoio da FAB para as eleições em áreas remotas do Brasil
A edição de outubro de 2018 do programa FAB TV mostra como ocorreu a Operação de Logística realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) no extremo norte do país em prol da cidadania às vésperas das eleições. Veja como a Força Aérea atuou para apoiar a Justiça Eleitoral no transporte de urnas, mesários e agentes de segurança até zonas eleitorais situadas em localidades de difícil acesso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Embraer


SEMANA DA ASA - 2018
 

Embraer entrega 39 jatos no 3º trimestre de 2018
Durante o terceiro trimestre de 2018, a Embraer entregou 15 jatos para o mercado de aviação comercial. No segmento de aviação executiva, 24 unidades foram entregues no período, sendo 17 jatos leves e 7 jatos grandes. Em 30 de setembro, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 13,6 bilhões. Em relação ao mercado de aviação comercial, a Embraer estimou em seu Relatório das Perspectivas de Mercado (Market Outlook) uma demanda de 10.550 novas aeronaves com capacidade para até 150 assentos nos próximos 20 anos no mundo. A frota de aeronaves em serviço deve aumentar para 16.000 unidades no período, maior do que as 9.000 que estão atualmente em operação. O crescimento do mercado vai estimular 65% dessa demanda, enquanto os 35% restantes serão para reposição de aviões antigos. No trimestre, a Embraer também assinou um contrato com um cliente não divulgado para até cinco jatos E195-E2, sendo três pedidos firmes e duas opções de compra. Este acordo foi previamente anunciado como uma Carta de Intenção (LoI, na sigla em inglês) durante o Farnborough Airshow. Além disso, a Companhia continua trabalhando para converter em pedidos firmes a recente LoI assinada durante o airshow para 100 unidades do E175 para a Republic Airways, com a expectativa de que uma parte significativa dessas aeronaves seja incluída no backlog da Embraer até o fim de 2018. No segmento de jatos executivos, a Embraer expôs pela primeira vez as aeronaves Phenom 100EV, Phenom 300E e Legacy 650E com interior completo na Labace, a maior feira de aviação executiva da América Latina que aconteceu em São Paulo, em agosto. A Embraer também entregou seu primeiro Phenom 300E na Ásia-Pacífico.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2018
 

23 de outubro: Dia do Aviador

Hoje, 23 de outubro, é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. É uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França, tornando possível decolar com os próprios meios mecânicos de um aparelho.

Carreira Civil
Para se tornar um piloto de aeronaves no meio civil o interessado, com no mínimo 18 anos, deve se inscrever num curso de formação em Aeroclube ou Escola de Aviação. Após a formação teórica e sendo aprovado em exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o aluno, devidamente liberado em inspeção médica, faz cerca de 40 horas de voos de instrução e é submetido a uma avaliação prática. Se aprovado, recebe a licença de Piloto Privado. Com mais algumas horas de voo e treinamentos específicos (como operação de multimotores e navegação por instrumentos), pode se tornar piloto comercial e piloto de linha aérea.

Carreira militar
Para se tornar piloto militar, uma das opções é ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). É na instituicivilção de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB) que os jovens travam seus primeiros contatos com a vida militar. A preparação compreende a formação intelectual, correspondente hoje ao ensino médio, a formação militar que visa a integrar o aluno na profissão de oficial aviador e incentivar os valores e as virtudes militares, além da formação moral e cívica, baseada nos elevados conceitos de honestidade e lealdade, do amor à pátria e na convicção do cumprimento do dever. Ao final do terceiro ano, o aluno é submetido ao Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) e, se for aprovado dentro do número de vagas, pode entrar diretamente na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Já quem tem o ensino médio completo pode fazer o processo de seleção diretamente para a AFA. O exame de admissão compreende as etapas de Exame de Escolaridade; Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Psicológica; Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Validação Documental. Ao se formar, o cadete recebe os títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, e de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Após essa etapa, o aviador inicia a fase de especialização em uma das aviações da FAB - Asas Rotativas, Busca e Salvamento, Caça, Patrulha, Transporte ou Reconhecimento.

Ingresso na FAB: Clique aqui 

Ingresso em Aeroclube: Clique aqui 

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2018
 

50 anos do primeiro voo do avião Bandeirante

Hoje, 22 de outubro de 2018, comemora-se o cinquentenário do primeiro voo do avião Bandeirante, responsável pela implantação da moderna indústria aeronáutica brasileira. O projeto nasceu no atual DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (à época denominado Centro Técnico de Aeronáutica) e teve os primeiros protótipos produzidos no hangar X-10. Depois de seu primeiro voo, em 22 de outubro de 1968, para a sua produção em série e ser um sucesso internacional de vendas, foi criada a Embraer, hoje a terceira maior fabricante de aviões do mundo. O Bandeirante Embraer 110, denominado C95 na Força Aérea Brasileira, foi produzido entre 1973 e 1991, para versões de 15 a 21 passageiros. Foram fabricadas 498 unidades.

Voo oficial
O segundo voo ocorreria no dia 26 de outubro de 1968, em cerimônia oficial, no Centro Técnico de Aeronáutica, com a presença do Ministro da Aeronáutica, vários Ministros de Estado, de autoridades civis e militares e cerca de 15 mil pessoas, que afluíram ao Aeroporto de São José dos Campos (SP). Assim era realizado o voo oficial da aeronave Bandeirante. Uma exclamação geral elevou-se aos ares, ao serem abertas as portas do hangar X-10 para a saída e apresentação oficial da aeronave, exultando, os presentes, com o avião sendo apresentado sob vários ângulos, em suas voltas pelo pátio do hangar. O Major Mariotto e o Eng. Michel partem da cabeceira da pista para a realização da primeira decolagem e do primeiro voo oficial do Bandeirante, numa inesquecível demonstração ao País da existência de condições, capacidade e competência na consolidação e progresso da indústria aeronáutica brasileira, efeito do estudo e trabalho de uma equipe de civis e militares irmanados no mesmo ideal de dar asas brasileiras ao Brasil, e o sonho sendo concretizado 20 anos após o início dos trabalhos de construção do CTA.

Sucesso
Com o sucesso do projeto do avião Bandeirante desenvolvido pelo IPD, foi necessária a implantação de uma empresa para fabricá-lo em série. Desta forma, foi criada a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica. Em consequência, o avião Bandeirante foi um fenomenal sucesso de vendas e operação de transporte regional de passageiros e cargas nos cinco continentes. E como resultado do êxito do produto Bandeirante, a Embraer evoluiu e em 2018 é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, com um leque de opções, que inclui o jato comercial Embraer 195, com capacidade para transportar mais de 100 passageiros.

domingo, 21 de outubro de 2018

Especial de Domingo


SEMANA DA ASA - 2018
 

Um espetáculo aéreo, ontem, em São José dos Campos (SP)
Mais de 30 mil pessoas assistiram ontem, 20 de outubro de 2018, Dia do Controlador de Tráfego Aéreo, a um espetáculo aeronáutico com dezenas de atrações no aeroporto de São José dos Campos (SP).


O evento Portões Abertos do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial apresentou exposição de aeronaves, saltos de paraquedistas, estandes promocionais de várias instituições e o VI Encontro de Cultura Aeroespacial, com participação de escritores e jornalistas de aviação. O ponto culminante da festa foi a demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

Aviões

A exposição mostrou aeronaves como um restaurado Xavante AT-26, que, apesar de não mais voar, registra a experiência como o único exemplar a ter recebido um sistema para reabastecimento em voo.


O pátio era ocupado também com Super-Tucanos A-29, além dos empregados pela Esquadrilha da Fumaça, Brasília, helicópteros da FAB, Exército e Polícia Militar, Tucano T-27, Embraer Legacy, Universal T-25, entre outros.


Um Bandeirante – o lendário avião cujo cinquentenário do primeiro voo do protótipo se comemora amanhã, dia 22 de outubro – fez lançamento de paraquedistas da equipe Falcões da Força Aérea.

Estandes
Além da praça de alimentação e dos estandes para comércio de produtos relacionados à aviação nos hangaretes do pátio de estacionamento, as atrações prosseguiram em dois hangares com estandes de organizações vinculadas à temática aeronáutica e do Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo, cujos integrantes encantaram o público ao exporem material utilizado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados brasileiros, na luta contra o nazi-fascismo na Itália, e trajarem uniformes idênticos aos usados pelos heróis da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça. O grupo 180 de Escoteiros do Ar também participou do evento.

Organizações da FAB

O ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo apresentou o simulador radar (SRBC – Simulador Radar de Baixo Custo), programa computacional que suporta os programas de formação e treinamento de controladores de tráfego aéreo com emprego de radar, cujo desenvolvimento e aprimoramentos foram realizados pelo próprio instituto. Também demonstrou o projeto que visa estabelecer a prova de conceito para emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPS), conhecidos como drones, no serviço de inspeção em voo de equipamentos de ajuda luminosa na aproximação para pouso. Também atenderam ao público o INCAER – Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, CENDOC – Centro de Documentação Aeronáutica, ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e outras organizações do DCTA.

VI Encontro de Cultura Aeroespacial
Dentro do hangar X-10, onde se montou o primeiro exemplar do avião Bandeirante, há 50 anos, ocorreu o VI Encontro de Cultura Aeroespacial. O evento promovido pelo Hangar Cultural e Editora Somos reuniu escritores e jornalistas dedicados ao tema aviação para divulgarem e comercializarem suas obras. No mesmo espaço houve a divulgação do Museu 14 Bis.


A abertura do encontro aconteceu na noite anterior, no DCTA, com homenagens aos pioneiros do antigo IPD/CTA (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Técnico Aeroespacial, atual DCTA), responsáveis pelo projeto do avião Bandeirante, cuja produção em série resultou na criação da Embraer, a terceira maior indústria aeronáutica global. Também foram homenageados os pioneiros da Embraer, entre eles o aviador e engenheiro, coronel Ozires Silva, primeiro presidente da empresa.

sábado, 20 de outubro de 2018

KC390

Anac certifica o cargueiro Embraer KC390
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu ontem, 19 de outubro de 2018, a Certificação de Tipo da aeronave Embraer modelo EMB390KC, comercialmente conhecida como KC-390. A emissão do certificado, emitido pela ANAC, permite que a aeronave possa ser comercializada e operada em todo o território brasileiro. O programa de certificação deste modelo teve duração de sete anos de trabalho, com a verificação de mais 2.500 requisitos, e envolveu a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela ANAC, além de engenheiros e técnicos da Agência.

Requisitos
Durante o processo de certificação, que inclui inúmeras análises e testes, a Embraer demonstrou que a plataforma básica do modelo EMB390KC, embora de utilização militar, atendia os níveis previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 25, ou seja, idêntico aos padrões utilizados pelos aviões de maior porte utilizados na aviação comercial. A certificação de tipo é emitida pela ANAC quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. Isso evidência que o nível de segurança da aeronave é compatível com padrões internacionais e que permite que o modelo certificado seja comercializado no Brasil e registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A aeronave
O Embraer KC-390 é o maior avião produzido na América Latina e foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, por se tratar de um modelo inédito para o transporte de carga militar. O KC-390 é uma aeronave para transporte tático logístico equipada com sistema de reabastecimento em voo desenvolvido e fabricado pela Embraer. Equipado com dois motores, o modelo utiliza a tecnologia fly-by-wire — sistema que utiliza computadores em substituição de cabos para mover as superfícies de comando — e tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos de médio e grande porte.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Biblioteca NINJA

Encontro de escritores e jornalistas de aviação no evento Portões Abertos do DCTA

Evento será neste sábado em São José dos Campos (SP)

Neste sábado, 20, em São José dos Campos (SP), acontece o VI Encontro da Cultura Aeroespacial. Em formato único no Brasil, o evento é uma rara oportunidade para um bate-papo com escritores e jornalistas fascinados por aviões e espaço e para compra de livros relacionados ao setor aeroespacial. O evento promovido pelo Hangar Cultural será realizado das 9h às 17h, junto com o Portões Abertos do DCTA 2018, com shows aéreos, exposição de aeronaves, e praça de food truck.

A entrada é livre para todas as faixas etárias e o acesso é pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos. Cerca de 30 jornalistas, escritores e editores estarão no estande Hangar Cultural com seus livros para receber os visitantes e autografar suas obras sobre aviação civil e militar no Brasil e no mundo, biografias de profissionais que se destacaram na área, e obras com fotografias aéreas impressionantes. Nesta sexta edição, o evento tem como tema principal os 50 anos do primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O coronel Ozires Silva, líder do projeto, e outros profissionais pioneiros que participaram do desenvolvimento do primeiro avião brasileiro serão homenageados. 

Lançamentos
Entre os seis lançamentos já confirmados no VI Encontro da Cultura Aeroespacial, está a mais recente obra da escritora Rita Elisa Seda, “O sonho tem asas – O visionário Carlos Gonçalves“. A obra foi feita em parceria com Vilma Gonçalves, viúva do engenheiro que idealizou e construiu o Uirapuru, primeiro avião brasileiro exportado. Também serão lançados no evento os livros “Bruxas da Noite – As aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial“, de Ana e Carlos Daróz; “1964, Precursores da Academia da Força Aérea“, do coronel Cláudio Passos Calaza e Hermelindo Lopes Filho; “ITA – Desenvolvimento Organizacional e Humano em Tecnologia e Inovação“, de Valderez Ferreira Fraga; “Eu vi, eu vivi, eu estava ali…“, de Luiz Torello; e “Serie Aerolineas n° 12 DH-106 Comet IV“, de Jorge Nuñez Padin. Além das editoras e escritores acima, estão confirmadas as presenças de Brigadeiro Nelson de Souza Taveira, Coronel Ozires Silva (a partir das 13h), Cesar Rodrigues, Ciro Bondesan, Cláudio Lucchesi, Comandante Luiz Carlos Fernandes de Souza, Dr. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, Flávio Lins de Barros, Hélcio Estrella, Hélio Higuchi, Incaer (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica), João Tilki, Lucita Briza, Luiz Munaretto, Mauro Lins de Barros, Marisa Lucchiari Nunes, Ronaldo Olive, Rubens Heredia (Museu 14 BIS) e Rui Gonçalves.

Serviço
VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas
Onde: Portões Abertos do DCTA 2018, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos
Quando: 20 de outubro, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Indústria Aeronáutica

Bimotor ATL100 é apresentado pela Desaer
O projeto do bimotor turboélicede asa alta ATL100 foi apresentado ontem, 17 de outubro de 2018, no auditório do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos (SP). A aeronave em desenvolvimento pela Desaer - Desenvolvimento Aeronáutico deverá ter um mockup (modelo de madeira em tamanho real), a ser construído a partir de novembro, e um protótipo, com previsão para cerca de três anos. No evento de apresentação estiveram presentes representantes das forças armadas, do ITA e fornecedores de peças e serviços.

Robustez
O ATL100 terá um raio de ação de 1.500 quilômetros, com peso máximo de decolagem de 7500 Kg, sendo até 2500 Kg de carga. O avião, de trem fixo, foi concebido para ter robustez, fácil manutenção e agilidade para operação em pistas simples e aeroportos com baixo apoio logístico, com acesso de carga facilitado pela existência de uma rampa traseira e autonomia para embarque de pallets.

19 passageiros
O avião terá comprimento de 16 m, envergadura de 20 e altura de 6. Será capaz de transportar até 19 passageiros com um ou dois tripulantes ou três pallets na configuração de carga completa. Poderá ainda transportar 12 paraquedistas. O projeto prevê velocidade de 231 nós (aproximadamente 430 Km/h).

Saiba mais: www.desaer.com.br