Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Navegação Aérea

O Sistema de Coordenadas Planas
Para a padronização de localização e orientação criou-se um sistema de gratícula ou gradeado sobre uma superfície plana. São linhas verticais e horizontais que se cruzam num ângulo de 90 graus, proporcionando a essas linhas paralelismo e distâncias iguais.
Partindo-se de dois eixos x e y e numerando-se todas as linhas coerentemente, verifica-se que qualquer ponto desse plano pode ser expresso matematicamente por dois algarismos. A esta representação denomina-se coordenadas planas.
Coordenadas Planas: ponto A (1,2); ponto B (4,4); ponto C (6,2)
Para a Navegação Aérea é importante, além da localização, a orientação (direção a seguir) entre dois pontos quaisquer. Pode-se imaginar que as linhas verticais, sentido de baixo para cima, são direções de referência. Assim, qualquer direção tomada neste plano formará com a direção de referência um valor angular compreendido entre 000º e 360º, ou seja, o ângulo será medido no sentido horário, a partir da direção de referência até a direção pretendida.Direção não é propriamente um ângulo, mas este pode ser utilizado para expressar um sentido de deslocamento. Note-se que este sistema de localização e orientação foi criado
sobre superfície plana, mas o navegador fará voos em torno da Terra, que é um geóide, mas que, por convenção, é considerada uma esfera. Desta forma tem-se outro sistema de gradeado semelhante ao citado anteriormente.