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Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aeroportos

Aviação executiva se concentra em Jundiaí
Com a saturação das pistas dos aeroportos de Congonhas e do Campo de Marte, a aviação executiva em São Paulo ganhou um novo endereço: o aeroporto de Jundiaí, a 60 quilômetros da capital paulista. Com uma só pista e sem terminal, o número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos e transformou a antiga pista do aeroclube em uma opção viável para proprietários de aviões de pequeno porte e helicópteros.
Em 2010, houve 78 mil pousos e decolagens em Jundiaí. O número representa mais que o dobro das 34 mil operações de aviação executiva registradas em Congonhas e 63% do movimento total no Campo de Marte. Pilotos, empresários e passageiros têm a mesma explicação: o aeroporto de Jundiaí é perto e prático, fica aberto 24 horas e até o pernoite dos aviões particulares sai mais barato.
O aeroporto de Congonhas não comporta mais a demanda. O aeródromo de Jundiaí não costuma ter horário de pico, embora a maior movimentação ocorra durante o período da manhã e nas tardes de sexta-feira. Quando os aeroportos paulistanos fecham por causa de chuva e nevoeiro, é para Jundiaí que os jatos convergem.

Dados do aeródromo:
Indicador OACI: Jundiaí, SP, SBJD
Localização (23 10 54 S) (046 56 37 W). Distante 8 Km do centro da cidade.
Administração: DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (11- 4581-5522 e 4815-0837)
Pista: 1180 X 30 m, asfalto, balizamento noturno até 23 horas.
Comunicações: Torre de Controle em 118.75 MHZ (das 07 às 19 horas)

Texto: Com informações de veja.abril.com.br e Manual de Rotas Aéreas (Rotaer)