Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

KC-390 Millennium

Indústria portuguesa OGMA inicia fabricação de partes do KC-390
A primeira peça do lote de partes das cinco aeronaves Embraer KC-390 Millennium que equiparão a frota da Força Aérea Portuguesa foi construída em solo português. A OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, anunciou, dia 23 de janeiro de 2020, que acaba de finalizar a produção do primeiro painel integrará a fuselagem dessa aeronave de transporte multimissão. O componente foi mostrado ao Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, numa recente visita às instalações da empresa, em Alverca do Ribatejo, a poucos quilômetros de Lisboa.

Parceria industrial
No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo a fabricação da fuselagem central e montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjuntos com cerca de 12 metros de dimensão que compõem a carenagem do compartimento do trem de pouso) bem como dos lemes de profundidade. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas. Nas instalações da OGMA em Alverca, são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de pouso (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento. O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excepcional, com os componentes estruturais de maior envergadura transportados em caminhões especiais até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.

Missões
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, preparada para responder às mais variadas missões, como busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, com capacidade de operar inclusive em pistas semi-preparadas. Brasil e Portugal Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. O envolvimento da OGMA no KC-390 iniciou-se ainda na fase de planejamento e concepção da aeronave, numa relação de parceria e de proximidade com a Embraer.


Fotos: NINJA (2019)