Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Aviação do Exército

Alunos da Aviação do Exército recebem instrução sobre os feitos do Brasil na Segunda Guerra e saúdam a memória dos heróis da FEB


Um programa didático e cultural foi realizado ontem, 02 de dezembro de 2021, em Taubaté (SP), organizado pelo Espaço Cultural da Aviação do Exército e dirigido para alunos do curso de formação de sargentos temporários do CAvEx. A atividade foi desenvolvida no Mausoléu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no cemitério municipal, onde jazem soldados heróis brasileiros que lutaram contra o nazismo e o fascismo, em terras italianas, durante a Segunda Guerra Mundial.

O subtenente Fábio César Assunção proferiu uma palestra com informações da estrutura do Exército Brasileiro, desde 1918 até sua adaptação ao modelo organizacional americano, com integração às tropas aliadas em 1944. Contou aos alunos como foram os fatos anteriores que determinaram a entrada do Brasil no conflito e a forma vitoriosa como os soldados brasileiros lutaram suas batalhas nas geladas montanhas dos Apeninos e no vale do Rio Pó, obtendo a rendição de expressivo contingente de forças inimigas.

O sargento e historiador Antonio Carlos Barbosa falou da importância do conhecimento do esforço pela conquista da liberdade pelos nossos antepassados e leu uma declaração deixada pelo cabo João Rosa da Silva, do 6º Regimento de Infantaria, contando como foi a viagem, de 2 a 16 de julho de 1944, no navio de transporte de tropas General Mann e a chegada do primeiro escalão da FEB no porto de Nápoles.

O evento conduzido pelo chefe do Espaço Cultural da Aviação do Exército, coronel Antonio Geraldo Rodrigues, terminou com ênfase aos fatos históricos em favor da liberdade entre os povos, execução do toque de silêncio e saudação com continência em honra à memória dos heróis da FEB.

Ninja-Brasil: versão para a web