Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 11 de dezembro de 2021

Ozires Silva

Placa da turma 62 no ITA homenageia Ozires Silva
Os engenheiros formados na Turma 1962 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inauguraram ontem, 10 de dezembro de 2021, uma placa reverenciando o título de Doutor Honoris Causa ao integrante da turma, o engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer.

Doutores: Dumont, Montenegro e Ozires
O título de Doutor Honoris Causa foi concedido pelo ITA em março de 2021. O ex-presidente da Embraer é o primeiro iteano a receber a honraria. Em 70 anos de história do Instituto , apenas três pessoas foram agraciadas com o Título de Doutor Honoris Causa: Alberto Santos Dumont, o pai da Aviação e patrono da Aeronáutica; Marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do CTA; e Ozires Silva, por sua contribuição ao desenvolvimento da moderna indústria aeronáutica brasileira. 

Placa
A placa metálica foi fixada abaixo de outra maior, na qual estão estampados os nomes dos formados na Turma 62, no corredor do ITA.

Ozires Silva
Ozires Silva é tenente-coronel aviador da Força Aérea Brasileira e Engenheiro Aeronáutico formado no ITA, na turma de 1962. É natural de Bauru (SP). Aliando seus conhecimentos de oficial aviador e engenheiro aeronáutico, no campus do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), chefiou o departamento no qual foi projetado o avião brasileiro Bandeirante, cujos primeiros protótipos foram construídos dentro do Hangar X-10 do atual DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A aeronave fez seu primeiro voo em 1968 e ensejou a criação da indústria Embraer, em 1969, para sua fabricação em série. Ozires Silva foi o primeiro presidente da Embraer, Ministro da Infraestrutura e presidente da Petrobras. Em 2021, é presidente de honra do Instituto Invoz, voltado para cultura aeronáutica, empreendedorismo, educação e inovação. Participa, ainda, de Conselhos de várias empresas e universidades.

Fonte: dados de www.spriomais.com.br

Saiba mais: Blog do NINJA de 12/03/2021 (Clique aqui)  e de 03/06/2012 (Clique aqui

Ninja-Brasil: versão para a web