Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Tecnologia

Fapesp, Embraer e ITA atuarão em pesquisa de mobilidade aérea
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou, durante a cerimônia de comemoração aos 60 anos de criação, o investimento compartilhado com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), no valor de R$ 48 milhões, para pesquisas em mobilidade aérea a serem realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP). 

Mobilidade aérea
Com cronograma previsto de cinco anos, com possibilidade de renovação para mais cinco, os recursos serão aplicados em um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a mobilidade aérea do futuro, a ser criado no Instituto. Os projetos envolverão formação de recursos humanos de alto nível em temas de interesse da base industrial de defesa e do setor aeroespacial brasileiro. Conforme o Presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, estes trabalhos serão realizados conjuntamente por professores do ITA, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Escola de Engenharia de São Carlos e por engenheiros da EMBRAER, com marcante atuação de bolsistas de diversos níveis, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, que terão a seu dispor infraestrutura, suporte administrativo e mecanismos de governança adequados.

Pesquisa inédita
A pesquisa inédita no Brasil reunirá representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. A iniciativa cria um ambiente favorável para a disseminação do conhecimento, formação de recursos humanos altamente qualificados e a produção de publicações científicas de alto impacto.

Fonte: ITA, em 11/06/2022

Ninja-Brasil: versão para a web