Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 26 de junho de 2022

Especial de Domingo

Saiba mais sobre o evento de ontem, 25/6/2022, no Centro de Voo a Vela Ipuã.
Boa leitura.
Bom domingo!

Astronauta Marcos Pontes contou sua trajetória em evento com pilotos e entusiastas de aviação em escola de voo em planadores
A escola de pilotagem de planadores Centro de Voo a Vela Ipuã, em Caçapava (SP), recebeu ontem, 25 de junho de 2022, mais de duas dezenas de aeronaves, que se somaram à frota de aviões baseados no local e colocados em Exposição.
Cerca de 500 pessoas visitaram o evento e puderam ver de perto os aparelhos, além de assistirem a uma palestra do astronauta Marcos Pontes, num dos hangares adaptado como auditório.
Entre as máquinas voadoras expostas era possível ver, por exemplo, o clássico Paulistinha e exemplares de Ercoupe, Stinson, girocóptero, anfíbios Petrel, trikes e um Aeroboero 115 do Aeroclube de Pindamonhangaba, aviões experimentais diversos, entre outros.
Um grupo se apresentou com fantasias relacionadas à série de filmes Star Wars.

Desde a locomotiva até a estação espacial
O astronauta Marcos Pontes proferiu uma palestra para um público formado por pilotos, homens e mulheres entusiastas de aviação, jovens e crianças. O tema foi sua trajetória desde quando ainda garoto sonhava em voar, enquanto trabalhava como técnico de manutenção de locomotivas em Bauru (SP), até se tornar o primeiro astronauta profissional brasileiro e do hemisfério Sul e participar da Missão Centenário, quando ficou em órbita da Terra por dez dias, a bordo da Estação Espacial Internacional. A fala de Marcos Pontes serviu como incentivo para que as pessoas, especialmente os jovens e crianças presentes, não desistam de seus sonhos. Contou ter nascido em uma família sem muitos recursos, pois seu pai era faxineiro e sua mãe escrevente. Estudante de escola pública, usou o dinheiro ganho no trabalho como aprendiz eletricista na manutenção de trens, para pagar os estudos de um curso técnico noturno de eletrônica. Ao mesmo tempo, nos horários possíveis, estudava, por conta própria, as disciplinas do vestibular para a Academia da Força Aérea (AFA), em busca do sonho de voar. Foi aprovado no concurso para a AFA e, depois de formado, fez o curso de piloto de caça. Mais tarde, matriculou-se no curso de piloto de ensaio em voo e cursou Engenharia Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Buscou aprimorar-se em programas de Mestrado e foi selecionado no concurso para ser o primeiro astronauta brasileiro. Na NASA recebeu a formação para desempenhar a função de Especialista de Missão na Estação Espacial Internacional (ISS). Com a interrupção dos voos dos ônibus espaciais americanos, foi escalado para compor a tripulação de uma nave russa com destino à ISS. Para tanto, teve que, em apenas cinco meses, aprender o idioma russo e efetuar um treinamento para a missão. Assim, em 29 de março de 2006, Marcos Pontes foi para o espaço, levando a Bandeira do Brasil, para a qual, no momento do lançamento do foguete Soyuz, apontou no seu macacão com dois dedos unidos e indicou o alto, simbolizando dizer aos brasileiros que “estávamos indo juntos ao espaço”.
O astronauta salientou aos jovens que busquem sempre o estudo e o aprimoramento e lembrou uma orientação de sua mãe: “sempre façam mais do que esperam de vocês”. Na parte final da palestra, Marcos Pontes, que foi ministro de Ciência e Tecnologia por mais de três anos, até março de 2022, falou das capacidades adquiridas pelo Brasil recentemente, como o domínio do desenvolvimento e produção de vacinas e os avanços na atividade aeroespacial, como a inserção do Brasil no projeto Artemis, o qual levará seres humanos de volta à Lua.

Saiba mais: Blog do NINJA de 09/01/2022 . (Clique aqui)  ; de 28/06/2011 (Acesse aqui

Outras matérias sobre o astronauta: Insira "Marcos Pontes" na janela "Pesquisar" do blog do NINJA

Ninja-Brasil: versão para a web