Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 18 de dezembro de 2022

Especial de Domingo

Visita ao Espaço Cultural da Aviação do Exército
A equipe do Espaço Cultural da Aviação do Exército recebeu, para uma visita ao seu acervo, no dia 15 de dezembro de 2022, um grupo de voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA). O ambiente temático dedicado à história do que ficou conhecido como Aviação Militar e, mais recentemente, como Aviação do Exército retrata a aplicação de balões pelo Brasil na Guerra da Tríplice Aliança, passando ao emprego de aeronaves de asa fixa, desde o primeiro piloto no Exército, Capitão Ricardo Kirk, até criação, em 1941, do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. Segue com a reativação, em 1986, do segmento aéreo na Força Terrestre com a operação de helicópteros, até os dias atuais com as atribuições do Comando de Aviação do Exército, cuja sede fica em Taubaté (SP), onde se situa, também, o Espaço Cultural, local que pode ser visitado de segunda a sexta-feira, por entusiastas de aviação, estudantes e interessados em História e uso de tecnologia na defesa da Pátria.
Boa leitura.
Bom domingo!

Espaço Cultural mostra em painéis, objetos e miniaturas a história da Aviação do Exército
Localizado em Taubaté (SP), no Forte Ricardo Kirk, o Espaço Cultural da Aviação do Exército (ECAvEx) mantém seu acervo em um "casarão" construído provavelmente em 1948, quando a Prefeitura Municipal de Taubaté adquiriu parte da fazenda Cembranelli e a doou ao Ministério da Agricultura, para a instalação do Posto Agropecuário. O prédio foi mostrado numa cena do filme "Meu Japão Brasileiro", de 1965, do cineasta Amácio Mazzaropi. A partir de 1977, a gleba abrigou a 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea e, a partir de 1986, com a reativação da atividade com aeronaves na Força Terrestre, as diversas unidades do Comando de Aviação do Exército. O Espaço Cultural seleciona, resgata, preserva e divulga o acervo histórico material e imaterial da Aviação do Exército.
É o guardião da história das Asas da Força Terrestre. Suas salas de exposições têm o objetivo de mostrar, por meio de informações em painéis e objetos, a história do emprego de engenhos aéreos pelo Exército, desde seus primórdios, com o uso de balões cativos por Duque de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança (1867), o emprego inédito de aviões, pelo então tenente Ricardo Kirk na Guerra do Contestado (1915), a Aviação Militar (1919 a 1941) e a Aviação do Exército (desde 1986).

Recortes temporais
As instalações do Espaço Cultural apresentam, na sua parte externa, além do estilo arquitetônico original da década de 40, doze painéis confeccionados pelo artista Mauro Godoy, em arte bico de pena, abordando recortes temporais da Aviação Militar e da Aviação do Exército. Na parte interna, ocupando uma área com mais de 200 metros quadrados, há um salão de exposição abordando a Aviação Militar, quatro salas de exposições sobre a Aviação do Exército, reserva técnica, biblioteca, escritório, além de entrada com rampa de acesso e banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais.
O acervo é composto por painéis explicativos, maquetes, miniaturas, objetos diversos de valor histórico, uniformes, partes de helicópteros, obras de arte e livros, além de projeções audiovisuais.
Óleo sobre tela por Ten. Valdemar Francischetti
Bico de pena por Mauro Godoy
Entre as obras de arte figuram pinturas: com a técnica de óleo sobre tela, do Tenente Valdemar Francischetti; e, com a técnica de bico de pena, do artista plástico Mauro Godoy.

Visita de voluntários do NINJA
O grupo de voluntários, ao visitar as instalações do Espaço Cultural da Aviação do Exército, conheceu de perto os fatos e elementos da história da aplicação de meios aéreos em apoio à missão do Exército Brasileiro.
Na oportunidade, foi ofertado para a biblioteca do ECAvEx um exemplar do livro “A Jornada Aérea: dos Andes ao Atlântico”, produzido no âmbito do NINJA, retratando o reide Santiago do Chile - Rio de Janeiro, em 1922, conduzido pelo capitão do Exército chileno Diego Aracena e que resultou no primeiro pouso de um avião em Ubatuba (SP), sede do Núcleo, um projeto social promotor de cultura aeronáutica para crianças e jovens . Além disso, os voluntários foram orientados sobre detalhes a serem observados no projeto de otimização do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, implantado pelo Núcleo e que deverá ser incrementado com a participação de educadores e entusiastas de aviação.
Após a visita às salas de exposição do ECAvEx, os visitantes foram conduzidos à Alameda dos Pioneiros, onde há o memorial ao Capitão Ricardo Kirk, patrono da Aviação do Exército, integrado inclusive por três helicópteros que remetem à formação dos primeiros pilotos da atual fase de operações de aeronaves no Exército, em unidades da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Saiba mais sobre o ECAvEx: Clique aqui 

Horário de visita:
De segunda a quinta, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Sexta, das 08h30 às 11h30

Ninja-Brasil: versão para a web