Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Carreiras na Aviação

FAB forma novos engenheiros e pilotos de combate
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022, a capacitação de mais de 200 profissionais para atuação em diversos segmentos da aviação. Na Base Aérea de Natal, 100 oficiais oriundos da Academia da Força Aérea concluíram o programa de cursos operacionais para voos em helicópteros, aviões de caça, de transporte e vigilância. No Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 105 novos engenheiros foram formados para exercerem a carreira em diferentes setores de interesse da aviação.

Engenheiros pelo ITA
A Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 16 de dezembro de 2022, formou mais 105 novos Engenheiros da Turma 2022, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública especializada nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial e que está ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). A cerimônia de formatura aconteceu na sede do ITA, em São José dos Campos (SP). O ato foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Ele agradeceu, em nome da FAB, o trabalho realizado pelo ITA e pelo DCTA . “Hoje entregamos ao Brasil mais 105 dos melhores Engenheiros desse país. Agradeço a cada um de vocês por terem chegado até aqui. Parabéns pela escolha do local: aqui nasceu a Indústria Aeronáutica Brasileira; foi aqui que nasceu, na década de 60, aquele avião Bandeirante que está desenhado na parede que é o mesmo que está estacionado lá fora, voando até hoje, mostrando a excelência do produto que foi desenvolvido por nossos engenheiros", disse. O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, disse em seu discurso: “Obrigado Comandante. O ITA foi criado pela FAB e se está funcionando há 72 anos é porque a Força Aérea aplica os recursos na sociedade brasileira de forma inteligente, em primeiro lugar no DCTA e também no ITA. A reputação que o ITA alcança é resultado dos formandos e do investimento capaz da FAB na nossa escola”.

Pilotos de combate
Com a formação de 12 pilotos especializados em Aviação de Asas Rotativas, 21 em Aviação de Caça, 55 em Aviação de Transporte e 12 em Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, a Base Aérea de Natal (BANT), realizou, dia 15 de dezembro de 2022, a cerimônia alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP), do ano de 2022. O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a sessão solene e foi recebido no local pelo Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes. "O PESOP tem a oportunidade ímpar de transformar pilotos militares formados na Academia da Força Aérea em pilotos de combate. É um programa árduo e longo e, nesse período, tivemos a oportunidade de voar 12 mil horas na formação de nossos estagiários", disse o Comandante da BANT, Brigadeiro Cólen. Aos formandos aconselhou: "Estudem, acreditem e sejam responsáveis e líderes no cumprimento das missões que lhe serão atribuídas em defesa da soberania do espaço aéreo".

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web