Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Espaço

FAB adiou o lançamento do foguete HANBIT-TLV
O foguete sul-coreano com carga brasileira que seria lançado ontem, 21 de dezembro de 2022, teve sua partida ao espaço adiada. Uma questão de ordem técnica impediu a realização do lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Nova data
O foguete passou em todos os testes de segurança e recebeu a aprovação para a fase final do voo. Os profissionais da empresa sul-coreana Innospace e do Centro de Lançamento de Alcântara conduzem uma avaliação técnica detalhada para manter a segurança e realizar o lançamento em nova data a ser definida. 

Sistema brasileiro para navegação de foguetes
O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa Innospace, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo. O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da estrutura do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), localizado em São José dos Campos (SP). O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, permitindo ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web