Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Inglês Aeronáutico

ANAC volta a atestar nível 6 de proficiência em inglês para pilotos
Visando prover maior dinamismo ao setor, novas práticas serão aplicadas aos exames de proficiência linguística Santos Dumont English Assessment (SDEA) aplicados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e escolas credenciadas. A partir de dezembro de 2022, retorna a concessão do nível 6 de proficiência e alteração nos procedimentos de divulgação dos resultados. As novidades foram pensadas no escopo do Programa Voo Simples, para simplificação e modernização do setor.

Nota
O nível de proficiência em inglês da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional - OACI) obtido pelo participante será lançado imediatamente após a definição da nota por parte dos entes credenciados, para os casos em que o nível obtido seja até 5. Com isso, o prazo para divulgação, no Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil (SACI) será de, no máximo, 10 dias. Além disso, o retorno sobre o desempenho do piloto deverá ser realizado formalmente, por meio do envio de e-mail, na mesma data de divulgação do resultado no SACI.

ICAO nível 6
Outra novidade é o retorno da concessão do nível ICAO 6, Expert, para pilotos. Atualmente, os níveis de proficiência concedidos pela ANAC são divididos em cinco categorias, são eles: 1) Pré Elementar; 2) Elementar; 3) Pré Operacional; 4) Nível Operacional e 5) Avançado. Com a inclusão do nível 6, a Agência entra no rol da totalidade de certificação das proficiências estabelecidas pela OACI. A concessão do nível ICAO 6 será realizada mediante convite encaminhado pelas instituições credenciadas aos candidatos que possuam potencial para realização do teste e que obtenham nível ICAO 5. A participação é facultativa. Caso aceite participar, o candidato deverá realizar a prova em até 30 dias corridos contados da realização da primeira prova. Os resultados serão publicados no SACI em até 30 dias após a realização. Vale ressaltar que os pilotos com nível ICAO 6 não precisam revalidar a proficiência linguística, o que significa uma otimização dos custos para os profissionais.

Página de Proficiência Linguística: Clique aqui

Fonte: Anac, em 05/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web