Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 5 de março de 2023

Especial de Domingo

Acompanhe o que foi a transmissão de conhecimentos e informações para alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Reinaldo Cherubini, de Nova Prata, no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi proporcionada, no dia 03 de março de 2023, durante visita àquela cidade de dois voluntários do NINJA (Núcleo Infantojuvenil de Aviação), os pilotos Luiz Bologna Jr e Gabriel Lemos Bologna.
Boa leitura.
Bom domingo!

Crianças de Nova Prata (RS) recebem aula de campo sobre aviação, em visita de voluntários do NINJA
Uma inusitada aula de campo sobre aviação
Com o objetivo de propagar a cultura aeronáutica e proporcionar conhecimento sobre aviação para crianças e jovens, como é a filosofia do NINJA, os comandantes e voluntários Luiz Bologna Júnior e Gabriel Lemos Bologna, em viagem aérea à cidade de Nova Prata (RS), fizeram um aproveitamento de missão e atenderam a um grupo de alunos da Escola Municipal Reinaldo Cherubini. No aeroporto local, os dois aeronavegantes viram o interesse de alguns garotos observando curiosamente o avião pilotado por eles, um bimotor Beech Baron G-58. Ao notar a disponibilidade dos pilotos voluntários do NINJA, o administrador do aeroporto, Ronaldo, indagou se outras crianças poderiam ver a aeronave bem de perto. Com a resposta afirmativa, a escola foi contatada e, em pouco tempo, um ônibus chegava ao local trazendo dezenas de crianças, para uma inusitada aula de campo.

Perguntas
Gabriel, que também é um dos instrutores de aeromodelismo no NINJA, explanou sobre diferentes aspectos do voo e partes de um avião. Inúmeras foram as vezes nas quais os alunos levantaram as mãos, pedindo explicações sobre determinados assuntos, como o uso de máscara de oxigênio e funcionamento do radar meteorológico, para contorno de chuvas ou certos tipos de nuvens.

Geração futura
O comandante Luiz comentou: “Veja como foi importante esse contato. Atingiu a gurizada. Até mudaram para Aviação a temática de uma pesquisa que farão na escola. Foi muito legal. O povo de lá leva muito a sério as coisas. O importante é que nós os conhecemos e, de certa forma, demos uma contribuição de conhecimento para a geração futura desta Nação”. A escola tem como atividade programada, em 2023, pesquisas com a temática “Para além do mundo terrestre”. Para o quinto ano do ensino fundamental o assunto seria “O universo”. Depois, do encantamento com as informações passadas pelos pilotos na atividade de campo no aeroporto, o grupo decidiu mudar a matéria para “A aviação”. Uma professora, num dos espaços da Escola na rede de computadores, assim escreveu: “O encantamento pelo veículo aéreo foi tanto que, ao voltar para a escola, o tema foi modificado. Agora, o quinto ano se deterá no estudo dos aviões”.

Nova Prata
Fundada em 1924, Nova Prata situa-se no Norte do estado do Rio Grande do Sul, entre Caxias e Passo Fundo, ao redor das coordenadas geográficas (28º47’02’’ S – 051º36’36” W). Possui cerca de 27 mil habitantes, brasileiros descendentes principalmente de imigrantes italianos, poloneses, alemães e portugueses.

A aeronave Beech Baron
O Beechcraft Baron G-58 é um avião bimotor a pistão, asa baixa, triciclo com trem de pouso escamoteável. Dispõe de seis lugares. A velocidade de cruzeiro é de 370 Km/h. Alcance de 2.741 quilômetros. É equipado com motores Continental IO-550. Medidas: comprimento de 9,09 m; envergadura de 11,53 m; altura 2,97 m.

Ninja-Brasil: versão para a web