Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 26 de março de 2023

Especial de Domingo

Reproduzimos hoje conteúdo do site Aviação em Floripa sobre a exposição “O Diário do Zeperri”, que mostra relatos e histórias da passagem do escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry, pelo Sul da Ilha de Santa Catarina.
Boa leitura.
Bom domingo!

Visitamos a Exposição "O Diário de Zeperri"

Fonte: Aviação em Floripa (23/3/23)


Florianópolis está recebendo a partir desta semana, uma exposição.sobre a memória da Aéropostale (Empresa Aérea francesa que nas décadas de 20 e 30 operou voos postais para a América do Sul, tendo a capital catarinense como uma de suas escalas) e o mais célebre de seus pilotos, Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico livro "O Pequeno Príncipe", uma das obras literárias mais lidas e traduzidas em todos os tempos no mundo. As passagens do piloto e escritor Saint-Exupéry pela Ilha de Santa Catarina, mais especificamente no bairro Campeche (uma famosa comunidade de pescadores e onde ficava o campo de pouso e as instalações da Companhia Aérea), marcaram profundamente o lugar e seus moradores e até os dias atuais, sua presença por aqui permanece viva no imaginário de todos. A inauguração da mostra aconteceu na noite da última terça-feira (21/3), reunindo as pessoas envolvidas com o projeto e demais convidados. O site Aviação em Floripa visitou a exposição e, a partir de agora, levamos você para conhecer detalhes desta bela iniciativa para a preservação de um dos capítulos mais importantes da história aeronáutica de Florianópolis.


A ideia da exposição partiu do Multi Open Shopping, localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina que, para celebrar seus cinco anos de atividade e o aniversário de 350 anos de Florianópolis, buscava trazer para seu público, algo especial e marcante na história da cidade e principalmente para a região onde o empreendimento está situado. Chamada de "O Diário de Zeperri", a mostra tem como elemento central, doze painéis misturando fotos da época e ilustrações que contam detalhes das passagens do piloto e escritor pelo bairro Campeche. Junto às imagens, estão textos com relatos de Saint-Exupéry, contando suas memórias e impressões da cidade de Florianópolis e de sua relação com o local e seus moradores. 




Adesivadas pelo chão, estão algumas frases inspiradoras de Saint-Exupéry. O público também pode fazer registros ao lado de personagens do livro "O Pequeno Príncipe", sua obra mais conhecida, que este ano está completando 80 anos de sua primeira publicação. A exposição traz ainda um grande painel, no qual é possível colorir artes inspiradas na vida do autor. De acordo com Verônica Carniel, Gerente de Marketing do shopping, a mostra é um presente para a população de Florianópolis pelos seus 350 anos e uma excelente oportunidade para que mais pessoas conheçam detalhes da presença do escritor francês pela cidade. Um outro fato importante é que, pela primeira vez, estão sendo homenageadas algumas famílias que deram o suporte necessário para a inclusão da capital catarinense como uma das escalas da Aéropostale, em seu serviço aéreo postal entre a Europa e a América do Sul. 





O elemento central da exposição são os 12 painéis mostrando fatos da vida de Saint-Exupéry e detalhes de sua presença por Florianópolis. A mostra conta com aquarelas de Beatriz de Miranda e artes de Victor Emmanuel Carlson. Os textos dos painéis foram revisados por Maria Tereza de Queiroz Piacentini.

Nota Editorial: O nome "Zeperri" ou "Zé Perri" é a forma como os moradores e pescadores locais chamavam Saint-Exupéry, pela dificuldade em pronunciar de forma correta seu sobrenome. Toda esta história atravessou gerações e por causa da Aéropostale e seus audazes pilotos, a Aviação faz parte até hoje do cotidiano do bairro Campeche, inclusive, a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, coincidentemente situada em parte da área que no passado abrigou o campo de pouso, é a única Instituição de Ensino Público de Florianópolis que desde 2013, oferece aos seus alunos a oportunidade de aprender o idioma francês, curso este realizado em parceria com a FASEJ (Fondation Antoine de Saint-Exupéry pour la Jeunesse). Para saber mais sobre essa relação da Aviação com o Campeche, em 2016, o site Aviação em Floripa publicou uma extensa matéria sobre o tema (clique aqui).


À frente da parte executiva da exposição está a Historiadora Mônica Cristina Corrêa, uma voz ativa e dedicada na tarefa de preservar a memória da Companhia Aérea francesa em suas onze escalas pelo litotal brasileiro. Mônica é Presidente da Associação e Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB), entidade criada com esta finalidade. Nas palavras da pesquisadora, "a exposição tem como objetivo, trazer para perto do público infanto-juvenil e adulto ("todo mundo já foi criança um dia", disse Saint-Exupéry no Pequeno Príncipe), uma história que foi por muito tempo considerada lenda de pescadores mas, comprovadamente, é uma das páginas mais importantes, senão a mais, da história do Século 20 na cidade. A vinda da tecnologia aeronáutica mudou definitivamente Florianópolis e influenciou o cotidiano de todos naquela época. Por isso, "O Diário do Zeperri" procura mostrar, de forma lúdica e ilustrada, essas mudanças e retrata, em flashes, os detalhes dessa história".

Sabrine Quarezemin, Superintentendente do Multi Open Shopping (à esquerda) e
Mônica Cristina Corrêa, Organizadora e Curadora da Exposição

Uma de suas principais bandeiras é a criação de um Memorial ou Museu no bairro Campeche, no prédio que abrigava a Casa de Pilotos (também conhecida como "Popote"), local que servia de alojamento e de apoio logístico para os aviadores e funcionários da Companhia Aérea. Cabe ressaltar que dentre todas as escalas da Aéropostale entre Paris, na França, passando pelo norte da África até chegar em seu destino final, Santiago do Chile, a edificação em Florianópolis é uma das poucas que resistiu à ação do tempo e do homem, sendo a mais bem preservada e guardando boa parte da arquitetura original. Uma vitória foi conquistada em 2014, quando a Prefeitura de Florianópolis reconheceu a importância do local, com o casarão quase centenário sendo tombado como Patrimônio Histórico do município. Mas a luta continua. De acordo com Mônica, se a exposição contribuir para que o Casarão Aéropostale efetivamente se transforme em um local permanente para a perpetuação da história da Companhia Aérea e de sua presença em Florianópolis, projeto em que trabalhamos arduamente desde 2006, terá cumprido um de seus objetivos centrais. A imagem da casa está na exposição e, no contexto mostrado, nem é preciso relevar sua importância. A consciência de todos faz com que essa batalha pelo restauro e pela memória sejam coletivos e é nessa direção que pretendemos caminhar.



Recentemente a AMAB lançou uma série de vídeos de curta duração, intitulada "Notas Esparsas", trazendo passagens, fatos e personagens da atuação da Aéropostale em nosso pais. Alguns deles referem-se diretamente à presença da Companhia Aérea e de Saint-Exupéry na capital catarinense. Visite: Canal AMAB.

Gostaríamos de agradecer à Mônica Cristina Corrêa pelo convite em participar da inauguração da exposição e pelo apoio prestado para a realização desta matéria. Parabenizamos também o Multi Open Shopping e sua equipe de profissionais por esta bela iniciativa, enfim, a todos os envolvidos diretamente neste projeto. O site Aviação em Floripa é parceiro e apoiador na transformação do Casarão Aéropostale em um local que possa abrigar a memória da Companhia Aérea e da Aviação em Florianópolis. Esta matéria, além de divulgar a exposição, também tem o objetivo de contribuir para a efetiva concretização dessa empreitada. Para quem é de Florianópolis e região ou está visitando a cidade, a exposição acontece de 21 de Março a 21 de Abril, no Hall de Entrada do Multi Open Shopping, localizado na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC. A entrada é gratuita.

Fonte / Fotos: Aviação em Floripa

Ninja-Brasil: versão para a web