Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Ação Cívico-Social

Veteranos da FAB, Marinha e Exército fizeram marcha e interagiram com moradores em São José dos Campos (SP)
Uma ação cívico-social reunindo 40 veteranos da Força Aérea Brasileira, Marinha - dos corpos da Armada e de Fuzileiros Navais -, Exército e civis apoiadores, foi realizada, no dia 21 de novembro de 2021, em São José dos Campos (SP). O evento constou de uma marcha e distribuição de alimentos para moradores do bairro Beira Rio. A ação foi proposta pelo núcleo da futura Seção Regional Vale do Paraíba Paulista da AVCFN - Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Os participantes são do Vale do Paraíba Paulista, Grande São Paulo e Baixada Santista. A marcha de oito quilômetros, em cinco horas, denominada Travessia do Banhado, ocorreu em terreno plano, com vegetação baixa, porém com dificuldades para transposição de cursos d’água, demandando tempo para o lançamento de pontes com emprego de toras de madeira.


O contingente, a seguir, foi embarcado em antigas viaturas desativadas de uso militar, ora operadas por civis, e prosseguiu até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Beira Rio, onde entregou alimentos para moradores, distribuiu doces para as crianças e fez interação com a população, franqueando o acesso aos veículos, para alegria da garotada. O Beira Rio é um povoado antigo de pescadores, formado a partir dos anos 1950, onde moram cerca de 35 famílias. 

Solo turfoso

O chamado banhado em São José dos Campos é uma planície aluvial do rio Paraíba do Sul, caracterizada por solo de turfa, resultado de inundações ao longo de milhares de anos, com deposição de material orgânico. Este tipo de solo é suscetível a incêndios motivados por combustão espontânea, o que foi observado durante a marcha, em vários pontos do trajeto. Com o controle das inundações, após as construções das represas de Paraibuna e Santa Branca, nos anos 1970, a área de várzea é drenada por canais chamados de valetões, diques ou pôlderes que levam a água para o rio Paraíba do Sul. Este tipo de obstáculo adicionou grau de dificuldade para a marcha dos veteranos das FFAA, ocorrida na porção Oeste do banhado, entre o bairro Limoeiro e o clube Thermas do Vale. O local comporta atividades econômicas de horticultura e criação de gado. A flora local é composta por vegetação rasteira, arbustos e árvores de pequeno porte, compatíveis com a floresta estacional semidecidual aluvial.

Ninja-Brasil: versão para a web