Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Tecnologia

Começa no Rio simulação de voos da aeronave vertical elétrica da Eve
A Eve Air Mobility, da Embraer, iniciará, no dia 8 de novembro de 2021, o simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim - RIOgaleão. A iniciativa, utilizando helicóptero por enquanto, será realizada em cooperação com parceiros estratégicos. A avaliação do ecossistema de UAM e os principais conceitos relacionados à experiência de uma operação futura ocorrerá por um mês, com seis voos diários, a um custo mais acessível que uma operação de um serviço de helicóptero convencional. A simulação busca valores objetivos ao que se espera, no futuro, para a operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), também conhecida no mercado como EVA (Electric Vertical Aircraft ou aeronave vertical elétrica).

Helisul
A operação da aeronave na rota será feita pela Helisul. A Aviação Universal, empresa global de serviços de atendimento aeroportuário, conduzirá a parte operacional de solo. A concessionária RIOgaleão e o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS) completam a parceria como os pontos de origem e destino e estudos associados à experiência.

2026
A aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será elétrica e foi projetada com foco nos usuários, para proporcionar um transporte eficiente e confortável, com baixo ruído e zero critério de carbono. O simulado é parte de um conceito de operação (CONOPS) iniciado em agosto de 2021, para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, tendo início pela cidade do Rio de Janeiro.

Ninja-Brasil: versão para a web