Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Datas Especiais

19 de novembro:
DIA DA BANDEIRA
Em 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira Nacional. É um dos símbolos oficiais da Nação, assim como o Brasão da República, o Hino Nacional e o Selo Nacional. É costume dizer que o avião conduz mais alto a Bandeira do Brasil. De fato, a maioria das empresas aéreas que fazem voos internacionais, ostenta, nas fuselagens de seus aviões, o desenho da bandeira de seus países-sede. Na prática, a maior altura a que chegou um exemplar desse símbolo nacional foi em março de 2006, quando o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, levou consigo para o espaço uma bandeira da Nação Brasileira, exibida a bordo da Estação Espacial Internacional, a 408 quilômetros de altura.
No Brasil, a Bandeira Nacional inspira o atual padrão de pintura das aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstrações Aéreas da Força Aérea Brasileira.
Em épocas especiais, empresas aéreas, empregam a mesma temática em alguns de seus aviões. Durante shows aéreos também é possível ver apresentações de equipes de paraquedismo, com os saltadores trazendo o pavilhão nacional.

Bandeiras históricas
A Bandeira Nacional do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, pelo Decreto número 4. Os Estados da Federação são representados por estrelas. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na antiga Bandeira do Império desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" está no lugar da Coroa Imperial. Em cumprimento ao Artigo 12 da Lei Nº 5.700, de 1 de setembro e 1971, “a Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes de Brasília, no Distrito Federal, como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. Nos desfiles militares solenes, um grupamento conduz as 12 bandeiras históricas. A primeira delas - já utilizadas em terras hoje brasileiras, como colônia portuguesa, domínio espanhol ou nação independente - foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português. A bandeira de D. João III foi utilizada de 1521 a 1616. Entre 1616 e 1640, o Brasil foi representado pela Bandeira do Domínio Espanhol, utilizada no período em que se deram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.

Principado
Criada no período da expulsão dos holandeses do País, a Bandeira da Restauração foi usada de 1640 a 1683. Primeiro pavilhão elaborado especialmente para o Brasil, a Bandeira do Principado do Brasil foi hasteada entre 1645 e 1816, época em que a esfera de ouro passa a ser representada nas bandeiras nacionais. Entre 1683 e 1706, o País contou com a bandeira de d. Pedro II, de Portugal, substituída pela Bandeira Real no século 18. Em consequência da elevação do Brasil à categoria de Reino, em 1815, o País ganhou novo símbolo nacional, a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, vigente até 1821. Criada em 21 de agosto de 1821, com o fim da monarquia absoluta e da adoção da monarquia constitucional, a bandeira do regime constitucional foi utilizada somente entre 1821 e 1822. Foi a última bandeira portuguesa a tremular no Brasil.

Bandeira Imperial
A bandeira imperial foi utilizada entre 1822 e 1889 e testemunhou o surgimento da Nação e a consolidação da unidade nacional. No período republicano, iniciado em 1889, o Brasil ostentou outra bandeira antes da atual, por apenas quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889, quando foi adotado o atual Pavilhão Nacional. 

Cerimonial
No dia 19 de novembro a Bandeira Nacional é hasteada às 12 horas. As manifestações de respeito ao símbolo da Nação ocorrem em várias organizações e escolas. Nas unidades militares, especificamente, uma tocante cerimônia é realizada e as bandeiras que se tornaram rotas e desbotadas pela ação do tempo são descartadas de forma respeitosa, em ato conduzido pelo graduado - sargento ou subtenente/suboficial - mais antigo da unidade. Além do Hino à Bandeira, executado em cerimônias de tropas militares, outra canção, “Fibra de herói”, é tocada frequentemente e diz em um dos seus trechos: “Bandeira do Brasil / Ninguém te manchará / Teu povo varonil / Isso não consentirá / Bandeira idolatrada / Altiva a tremular / Onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”.

Alma da nacionalidade
Para os brasileiros que optam por carreiras na aviação militar, tanto na Força Aérea, quanto na Aviação do Exército ou na Aviação Naval, a exemplo dos integrantes de outros setores militares, existe um ritual de passagem no início de suas jornadas, quando fazem um juramento perante a Bandeira Nacional, afirmando dedicarem-se inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade e Instituições, defenderão com o sacrifício da própria vida. Neste ato, um ou uma oficial, na função de porta-bandeira, apresenta o Pavilhão Nacional para o juramento. Enquanto a Bandeira é deslocada para um ponto específico no dispositivo, na Força Aérea, conforme um documento que rege o assunto, o narrador da solenidade proclama: “Aproxima-se, em passo cadenciado de solene ritual cívico, a Bandeira Nacional. Para assumir posição de destaque no ato que daqui a instantes será realizado. O pavilhão nacional encerra, no conteúdo grandioso de sua simbologia, a própria alma da nacionalidade, vibrante e esperançosa em toda a condensação histórica do passado de glória em que nos louvamos e em todo o vislumbre otimista do futuro do Brasil que almejamos”. E arremata solicitando às pessoas presentes: “Concitamos, pois, todos os presentes para que, neste momento, adotem a mais respeitosa atitude reverencial, pois é a própria Nação Brasileira que, representada no magno símbolo, toma o seu lugar de honra frente à tropa”.

Ninja-Brasil: versão para a web