Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Datas Especiais

22 de abril:
Dia da Aviação de Caça
Celebrado neste 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça relembra o esforço dos brasileiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos nazistas no norte da Itália.
Em 22 de abril de 1945, o norte da Itália foi local de um momento histórico para o Brasil: o Grupo de Aviação de Caça teve seu dia mais bem-sucedido, em termos de missões cumpridas e alvos atingidos, e mostrou ao mundo o valor do povo brasileiro.
Naquele dia houve uma grande ofensiva dos Jambocks. Foram contabilizadas 44 decolagens em 11 missões. O Grupo destruiu mais de 100 alvos.
Foi o dia com o maior número de missões de combate despachadas, durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.

2022: Solenidade em SantaCruz (RJ)
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, neste 22 de abril de 2022, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a cerimônia do Dia da Aviação de Caça. A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à FAB. É prevista a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Batismo operacional dos Gripen
Durante a cerimônia, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz contará com voo de esquadrilha com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Será realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.

Ninja-Brasil: versão para a web