Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de abril de 2022

Especial de Domingo

O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - contou em sua Coordenação Geral com o trabalho voluntário do professor Lemar Gonçalves, falecido ontem, 16 de abril de 2022, aos 90 anos. No texto de hoje, uma singela homenagem ao saudoso mestre.
Boa leitura.
Boa Páscoa!

Adeus ao Lemar

Lemar Gonçalves, inspirador e primeiro Coordenador do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, contribuiu como voluntário em nosso projeto, reiterando para a garotada a importância do estudo como prática para despertar vocações e revelar talentos.

Nós dizíamos que ele próprio era um bom exemplo dos frutos da dedicação aos estudos. 

Lemar foi o aluno com melhor desempenho da Turma de 1952 da então Escola de Aeronáutica, do Campo dos Afonsos - RJ, recebendo, por isso, os cumprimentos do Presidente da República, Getúlio Vargas.


O "Seu" Lemar, como o chamávamos, integrou o Esquadrão Pelicano - Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) exclusivamente dedicada ao SAR (Search and Rescue), criada em 6 de dezembro de 1957.

Lemar Gonçalves foi o "Pelicano Nº14", deste conceituado núcleo de Busca e Salvamento da FAB.

No Esquadrão Pelicano dirigiu, com o saudoso oficial aviador José Mariotto Ferreira, a equipe responsável pelos trabalhos de montagem e testes das primeiras aeronaves entregues ao 2º/10ºGAV: os helicópteros H-19D.


Lemar, que generosamente compartilhou com os participantes do NINJA as histórias e conhecimentos que colheu em seus tempos de piloto, contou que o primeiro helicóptero chegou a Cumbica no início de março de 1958.

Como na ocasião o hangar e o pátio já estavam desimpedidos e prontos para a ocupação, foi possível iniciar imediatamente as operações, mantendo uma tripulação em alerta SAR vinte e quatro horas por dia. 


Esquadrão Pelicano: "Para que outros possam viver"
A simbologia em torno do pelicano é uma história de dedicação e abnegação. A ave costuma sofrer de uma doença que deixa uma mancha vermelha em seu peito. A partir daí surgiu uma lenda medieval em que, ao perceber que seus filhotes estão famintos e que não há nada para alimentá-los, a ave bica o próprio peito, tirando de lá alimento necessário para a sobrevivência deles. Deste tipo de atitude, surgiu o lema e ideal de vida dos integrantes do Esquadrão Pelicano: “Para que outros possam viver”, remetendo ao fato de estarem sempre prontos para ajudar, nem que para isso seja necessário doar do próprio sangue. 

Quem teve a alegria de conviver com o professor Lemar Gonçalves sabe que o lema do esquadrão coincidia integralmente com a postura deste cidadão exemplar.

Fernanda Liberal
Com sua esposa, Fernanda Liberal, falecida no início de 2013, formou uma linda família e teve nos filhos Fernando, Ricardo, Henrique e Patrícia a inspiração para seguir em frente na missão de amar ao próximo e fazer o bem.

Ao Lemar Gonçalves, que por coincidência nasceu num 23 de Outubro, Dia do Aviador,  deixamos uma mensagem encaminhada por um de nossos mais dedicados voluntários:

Que Deus o receba no reino de luz, para o voo eterno.

Obrigado por tudo, professor Lemar Gonçalves!

Ninja-Brasil: versão para a web