Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Gripen F-39

FAB terá mais quatro caças supersônicos Gripen
Durante a cerimônia de comemoração do Dia da Aviação de Caça, em 22 de abril de 2022, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), o Comandante da Aeronáutica anunciou que a FAB recebeu autorização para ampliar em mais quatro o número de aquisição de caças supersônicos Gripen F-39. A encomenda passa de 36 para 40 aeronaves. Isso possibilitará início de estudos para que mais uma base, além de Anápolis (GO), opere o avião. Além disso será avaliada a compra, em momento oportuno, de mais um lote de F-39, para substituição de jatos F-5 mais antigos.

Batismo operacional
Durante a cerimônia, com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. O ponto alto da celebração foi o anúncio feito pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior da aquisição de mais unidades do F-39 Gripen para a FAB. "Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores em mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, discursou.

Nova era na FAB
Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira. “Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades a gente não conseguia mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”, destacou.

Ninja-Brasil: versão para a web