Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 29 de abril de 2022

KC-390 Millennium

KC-390 da FAB faz primeiro lançamento de carga pesada por extração
Um avião cargueiro KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) efetuou, no dia 20 de abril de 2022, o primeiro lançamento de carga pesada por extração (Heavy). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.
A aeronave com matrícula FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada.

Lançamento automatizado
O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, o que proporciona a um único mestre de carga gerenciar todas as atividades, reduzindo, assim, o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo. Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.

Fotos: 1° GTT

NR: Em oportunidade anterior, o modelo KC-390 já havia feito um lançamento semelhante, com carga pesada, por extração, porém, no processo de certificação. Também já fez um lançamento por gravidade. 

Saiba mais: Blog do NINJA de 30/12/2019 (Clique aqui)  e de 07/03/2022 (Acesse aqui

Ninja-Brasil: versão para web