Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Aeroportos

Número de aeroportos privatizados chegará a 50 em 2022
O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, informou que o governo federal espera chegar ao fim de 2022 com 50 terminais aeroportuários concedidos para administração da iniciativa privada. Se a previsão for concretizada, serão contratados R$ 18 bilhões em investimentos privados. A informação foi dada durante a apresentação do balanço de 2022 do Ministério de Infraestrutura em uma cerimônia em Brasília.

Congonhas e outros
Nos dois últimos anos, foram transferidos para iniciativa privada 34 aeroportos, entre os quais estão os terminais de Recife; Vitória; Curitiba; Manaus e Goiânia. Segundo Glanzmann, os próximos leilões já têm data. Além do pregão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país, no dia 18 de agosto de 2022, estão marcados os de mais 14 terminais. Também está prevista para 2022 a relicitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Por enquanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aguarda a liberação do Tribunal de Contas da União (TCU), para publicação do edital e agendamento do leilão.

Rio em 2023
No Rio de Janeiro, o leilão do aeroporto de Santos Dumont e a relicitação do Galeão ficaram para 2023. O plano original era que a licitação do Santos Dumont fosse feita junto com a do aeroporto de Congonhas, mas sem o apoio do governo do Rio de Janeiro, não foi possível.

Fonte: Jornal da Cidade Online, em 03/07/22

Ninja-Brasil: versão para a web