Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 12 de julho de 2022

Espaço

NASA apresenta a primeira imagem gerada pelo telescópio Webb
A primeira imagem colorida do Telescópio Espacial James Webb foi revelada na Casa Branca no dia 11 de julho de 2022, anunciando o início das operações científicas do observatório espacial mais poderoso do mundo. A NASA planeja, ainda, liberar imagens adicionais de “primeira luz”. “Esta fatia do vasto universo cobre um pedaço de céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia mantido à distância de um braço por alguém no chão”, disse a NASA, acrescentando que a imagem, que mostra o aglomerado de galáxias SMACS 0723, como apareceu 4,6 bilhões de anos atrás, compreende “Milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho”. As fotos são projetadas para mostrar a capacidade do Webb de capturar a luz da primeira geração de estrelas e galáxias; mapear os detalhes da evolução estelar, desde o nascimento das estrelas até a morte por supernova; e estudar a composição química de atmosferas de exoplanetas.

Telescópio Hubble
Nos últimos 30 anos, o Telescópio Espacial Hubble tornou-se um dos instrumentos mais emblemáticos da história astronômica, ajudando os astrônomos a determinar a idade do universo, confirmando a presença de buracos negros supermassivos, capturando as visões mais profundas do cosmos já coletadas e fornecendo imagens de classe fly-by de planetas no sistema solar da Terra.

A vez do telescópio Webb
Mas o Webb, operando a apenas alguns graus acima do zero absoluto atrás de um guarda-sol do tamanho de uma quadra de tênis, promete ampliar ainda mais os limites do conhecimento humano com um espelho primário segmentado de 6,4 metros de largura capaz de detectar o infravermelho fraco e luz da época em que as estrelas começaram a “ligar” na sequência do Big Bang. Lançado no dia de Natal de 2021 , o Webb está posicionado em uma órbita gravitacionalmente estável a quase 1 milhão de milhas da Terra. Nos últimos seis meses, engenheiros e cientistas trabalharam em uma série complexa de implantações, ativações e verificações, ajustando o foco do telescópio e otimizando o desempenho de seus quatro instrumentos científicos. As imagens iniciais divulgadas selecionadas por uma equipe internacional de astrônomos, vão “demonstrar ao mundo que o Webb está, de fato, pronto para a ciência, e que produz resultados excelentes e espetaculares”, disse Klaus Pontoppidan, cientista do Space Telescope Science Institute. “E também é para destacar a amplitude, a amplitude absoluta da ciência que pode ser feita com o Webb e destacar todos os quatro instrumentos científicos”, acrescentou. “E por último, mas não menos importante, para celebrar o início das operações científicas normais”.

Fonte: Gazeta Brasil, em 11/07/2022

Saiba mais: Blog do NINJA de 28/12/2021 (Clique aqui)  e de 12/04/2017 (Acesse aqui). 

Ninja-Brasil: versão para a web