Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 16 de julho de 2022

Datas Especiais

16 de julho:
Dia do Veterano da FAB
O Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira é comemorado anualmente no dia 16 de julho. A data é emblemática para a FAB, pois marca o retorno, em 16 de julho de 1945, dos Veteranos que lutaram na II Guerra Mundial, nos campos e céus da Itália, contra forças nazistas e fascistas, visando a garantia da liberdade.
O dia foi escolhido, segundo a portaria de fevereiro de 2020 que o criou, “não apenas para homenagear aqueles que atuaram durante a 2° Guerra Mundial, mas também para reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação [em 1941] até os dias atuais”

Reconhecimento
A comemoração do Dia do Veterano da FAB visa reconhecer homens e mulheres que vestiram o azul-aeronáutico - ou os antigos uniformes na cor azul baratéia ou cáqui - com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento do Brasil como Nação soberana e da FAB ao longo de sua história.
O termo “Veterano”, por sua vez, é comumente utilizado para designar alguém experiente, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa experiente ou de notório saber. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.

2022: sem o Encontro na EEAR
O tradicional Encontro Anual de Veteranos Especialistas da Força Aérea Brasileira não será realizado no ano de 2022, a exemplo do que ocorreu nos dois últimos anos, por causa da incidência do Coronavírus. A decisão foi tomada no dia 18 de janeiro de 2022, em reunião do antigo aluno e atual comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, e representantes da entidade promotora do evento, a AMIGA (Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências) O evento na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), costuma reunir, no mês de julho, milhares de antigos alunos do maior complexo de ensino técnico de aeronáutica da América do Sul. Os veteranos, na celebração anual, interrompida entre 2020 e 2022, devido à pandemia da Covid-19, que poderá ser retomada em 2023, chegam à "Escola" vindos de todos os estados brasileiros para um congraçamento, rever os amigos, almoçar e desfilar no pátio onde, jovens ainda, participavam das paradas e desfiles durante o período de formação, há 40, 50, 60 anos.

Ninja-Brasil: versão para a web