Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 27 de agosto de 2022

Tráfego Aéreo

ICEA, organização de ensino e pesquisa em proteção ao voo, completa 62 anos
O ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo celebrou, ontem, 26 de agosto de 2022, a marca de 62 anos de atividades. A solenidade alusiva à data aconteceu no Campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), onde a instituição está sediada.
O evento foi presidido pelo Tenente Brigadeiro João Tadeu Fiorentini, Diretor Geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), organização do Comando da Aeronáutica à qual o ICEA é sistemicamente subordinado.
Em seu pronunciamento, o diretor do ICEA, Coronel Plínio Becker, destacou o trabalho dos militares, servidores civis e consultores da Fundação SDTP “que ombreiam com orgulho as fileiras do ICEA, atuando de forma precisa, silenciosa e diuturna no cumprimento da missão”. Disse, ainda, que o instituto é um organismo vivo e vibrante e que é o momento de celebração e respeito aos antecessores, de enaltecimento das realizações e do legado da proteção ao voo.

Instrução
O ICEA tem por finalidade capacitar recursos humanos e realizar pesquisas e desenvolvimentos no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Como órgão de ensino, o ICEA oferece cursos de formação e de aperfeiçoamento, além de treinamentos, nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Informação Aeronáutica, Busca e Salvamento, Inspeção em Voo, Defesa Aérea, Comunicações, Eletrônica Aplicada, Pedagogia Aplicada e Tecnologia da Informação. Em 2022, o ICEA já soma mais de 80 mil alunos formados. Além dos estudos presenciais, a organização desenvolve e coordena mais de 40 cursos na modalidade de Ensino a Distância e provê capacitação em inglês aeronáutico e exames de proficiência do idioma para mais de 3 mil operadores por ano, no âmbito do SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Pesquisa
Como organização de pesquisa e desenvolvimento, o ICEA trabalha com novas aplicações de informática e eletrônica em processos, programas computacionais e equipamentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com destaque para os simuladores de controle de tráfego aéreo. Em 2022, o setor de pesquisa na unidade destaca a contribuição para definição dos indicadores do SISCEAB, o emprego de plataforma não tripulada para apoio na inspeção de auxílios visuais de aeroportos, implementação de estações de telecomunicações em aeródromos para operação remota e apoio à implantação da comunicação escrita entre pilotos e controladores no espaço aéreo (CPDLC) sobre o continente, incluindo adição do atributo nos consoles de simulação para os cursos e treinamentos realizados no instituto. O ICEA trabalha, ainda, com processos informatizados e desenvolvimento de algoritmos com dados meteorológicos para predição e mudança de pistas nos aeroportos, entre outras funcionalidades. Outra atribuição da Divisão de Pesquisa é a avaliação da conformidade de produtos empregados nas atividades de controle do espaço aéreo.

Histórico
Em 1960, o instituto nasceu como Curso de Preparação de Oficiais de Proteção ao Voo (CPOPV), nas instalações do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Em 1962, foi designado como CPV − Curso de Proteção ao Voo. Em 1966 passou à denominação de CCPV − Curso de Comunicação e Proteção ao Voo. No ano de 1972 foi transformado em CAT − Centro de Atualização Técnica. Em 1978, passou a se chamar IPV - Instituto de Proteção ao Voo. Em 26 de agosto de 2004, pelo Decreto 5196, que aprovou uma nova estrutura regimental do Comando da Aeronáutica, a organização foi identificada como ICEA − Instituto de Controle do Espaço Aéreo, com a missão de realizar estudos e projetos no segmento de controle de tráfego aéreo, paralelamente à sua missão principal de ser o centro de ensino do DECEA. Em 2008, além de unidade de ensino e pesquisa passou à condição de ICT − Instituição de Ciência e Tecnologia do Comando da Aeronáutica.


Ninja-Brasil: versão para a web