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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Efemérides Aeronáuticas - Fevereiro



Efemérides - Fevereiro


INCAER
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica 

1894
O inventor brasileiro Augusto Severo realizou uma experiência no Realengo (RJ), com seu balão dirigível “Bartolomeu de Gusmão”, que não chegou a fazer uma ascensão livre por ter tido sua longa nacele de madeira (52 metros de comprimento) danificada. O balão dirigível media 60 metros de comprimento e duas hélices, uma na frente e outra na parte traseira. (14 de fevereiro)

1901
O brasileiro Carlos Rostaing Lisboa tirou a patente nº 3.252 de um balão dirigível denominado “Aeronave Brasil”. A “Aeronave Brasil”, registrada em Paris e em São Petersburgo, tinha forma cilíndrica terminada por dois cones, uma hélice posterior e duas laterais, não possuía leme de direção e o motor era de 60 cavalos vapor. (21 de fevereiro)

1905
Foi conferida a Santos-Dumont, pelo Governo Francês a medalha da Legião de Honra.

1914
Foi inaugurada no Campo dos Afonsos, com a presença do Ministro da Guerra, General Vespasiano de Albuquerque, num ambiente de entusiasmo, a “Escola Brasileira de Aviação”, destinada à formação de aviadores militares brasileiros do Exército e da Marinha. Devido a várias dificuldades, que causaram graves prejuízos financeiros aos proprietários da Escola, suas atividades foram interrompidas em 18 de junho daquele mesmo ano. (2 de fevereiro)

1920
Foi realizada, no Campo dos Afonsos, a entrega oficial ao Exército Brasileiro de um avião bimotor Caproni oferecido pelo Governo italiano. (21 de fevereiro)

Teve início no Campo de Marte, na cidade de São Paulo, a instrução da Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo. (23 de fevereiro)

1923
Chegou no Rio de Janeiro o hidroavião “Sampaio Correia II”, um Curtiss equipado com um motor “Liberty” de 300 cavalos-vapor, que conseguiu fazer a primeira ligação de Nova Iorque ao Rio de Janeiro. (8 de fevereiro)

1930
Por meio do Decreto nº 19.115, de 14 de fevereiro de 1930, foi concedida a permissão à Sociedade Anônima brasileira “Companhia Aeronáutica Brasileira” para estabelecer tráfego aéreo no território nacional.(14 de fevereiro)

1935
Lançada a “Campanha para a Criação do Ministério do Ar”. O Capitão Antonio Alves Cabral proferiu importante conferência no Clube Militar sobre a “Política Aérea Brasileira” e sobre a criação do Ministério do Ar. (20 de fevereiro)

1938
Com a reorganização do Exército, fixada no Decreto-lei nº 279, a Diretoria de Aviação Militar passou a denominar-se Diretoria de Aeronáutica do Exército. (16 de fevereiro)

1941
Até a organização definitiva das Forças Aéreas Nacionais, a Diretoria de Aeronáutica do Exército passou a ter a denominação de Diretoria de Aeronáutica Militar, do Ministério da Aeronáutica, por meio do Decreto-Lei nº 3.021. (01 de fevereiro)

Foi dada denominação aos postos da hierarquia militar na Força Aérea Brasileira, pelo Decreto-Lei nº 3.047. (13 de fevereiro)

Foi criado o Correio Aéreo Nacional, resultado da fusão do Correio Aéreo Militar e do Correio Aéreo Naval, pela Portaria nº 47. (20 de fevereiro)

1943
Foi aprovado o Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAER), por meio do Decreto nº 11.665. (17 de fevereiro)

1953
As Instruções para o funcionamento do Curso de Especialização em Radar de Bordo foram aprovadas pela Portaria nº 60, tendo em vista a necessidade de dispor a Força Aérea Brasileira de pessoal especializado em manutenção e operação de radar de bordo de aviões. (3 de fevereiro)

1954
Foi permitido o uso da Medalha Maria Quitéria nos uniformes militares, por meio do Decreto-lei nº 30.005, mandada cunhar pelo Ministério da Guerra, por ocasião do primeiro centenário da morte da heroína brasileira da Independência, Cadete Maria Quitéria de Jesus. (4 de fevereiro)

1956
Teve início a Revolta de Jacareacanga.(11 de fevereiro)

1957
Por meio do Decreto nº 40.549, foi organizado no Ministério da Aeronáutica, o 1º Grupo de Aviação Embarcada, tendo com finalidade guarnecer Navios-Aeródromos da Marinha Brasileira. (6 de fevereiro)

Foi estabelecida uma linha mensal do Correio Aéreo Nacional para a região de Suez, a fim de dar apoio ao Batalhão Brasileiro destacado na Faixa de Gaza, a serviço da Organização das Nações Unidas (ONU).(11 de fevereiro)

1958
Foi criada a Prefeitura de Aeronáutica do Destacamento de Base Aérea de Santos, pela Portaria nº 224-GM2. (21 de fevereiro)

1959
Foram aprovadas as Instruções para o funcionamento do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada em sua sede em terra, pela Portaria nº 113-GM2. (11 de fevereiro)

1961
Foi aprovada a organização do Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica em Pirassununga, por meio da Portaria nº116-GM3. (17 de fevereiro)

1962
Foi alterado o posto para as funções de Diretor da Fábrica do Galeão e dos Parques de Aeronáutica de São Paulo e dos Afonsos, por meio do Decreto nº 626. (23 de fevereiro)

1963
Foram aprovadas as Instruções para o funcionamento da Esquadrilha da Fumaça, por intermédio da Portaria nº 144-GM3. (07 de fevereiro)

1964
A Força Aérea Brasileira celebra o Dia da Aviação de Asas Rotativas. Essa data teve origem durante a atuação da FAB na Guerra Civil do Congo, em 1964, onde foi realizado o primeiro resgate em combate. Participaram desse feito o Ten Av Milton Naranjo, o Ten Av Ércio Braga e os sargentos João Martins Capela Junior e Wilibaldo Santos. (3 de fevereiro)

1969
Foi criado, no Ministério da Aeronáutica, como órgão normativo e de assessoramento do Ministro da Aeronáutica, o Serviço de Informações de Segurança da Aeronáutica (SISA), pelo Decreto n° 64.056. (03 de fevereiro)

1970
Ativada a Primeira Ala de Defesa Aérea (1ª ALADA), em Anápolis, com o objetivo de ser o braço armado do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SISDACTA), implantado para prover uma rede de meios eletrônicos de detecção capaz de rastrear e identificar as aeronaves que sobrevoam o território brasileiro. (09 de fevereiro)

A Subdiretoria de Finanças foi extinta por meio do Decreto nº 66.269, que aprovou o novo Regulamento da Diretoria de Intendência da Aeronáutica e criou, no lugar daquele setor, a Subdiretoria de Orçamentação e Pagamento de Pessoal (SOPP). (26 de fevereiro)

1988
Foi criado o núcleo da primeira unidade aérea para emprego da aeronave A-1 (NU-A1), na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, pela Portaria Ministerial R-055/GM3. (04 de fevereiro)

2010
Criação do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT), pela Portaria nº 119/GC3, tendo como Órgão Central o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). (26 de fevereiro)

2011
Pela primeira vez, uma tropa de Infantaria da Aeronáutica participou de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Com um pelotão constituído por 27 militares, embarcou em Recife para integrar, ao lado de militares do Exército e da Marinha, o contingente da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH). (09 de fevereiro)

Fonte: INCAER

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