Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 25 de agosto de 2019

Especial de Domingo

Sábado Aéreo em Taubaté (SP) comemora o Centenário da Escola de Aviação Militar
Com um dia festivo chamado de Sábado Aéreo, nas instalações do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), houve ontem, 24 de agosto de 2019, mais uma comemoração do centenário de criação da Escola de Aviação Militar (EAvM). Cerca de 30 mil pessoas estiveram no CAvEx acompanhando atividades aéreas e outras atrações no pátio e hangares da Aviação do Exército Brasileiro (EB).

Esquadrilha da Fumaça 
O ponto culminante da festa foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com sete aeronaves A-29 Super Tucano. Antes do show que arrebatou a atenção dos visitantes, um item de não conformidade fez com que a aeronave número 7 fizesse um pouso minutos após a decolagem e fosse substituída pela número 4, que estava em solo como reserva, seguindo imediatamente para compor o time e executar as manobras acrobáticas mais esperadas pelo público, incluindo aquelas em que a aeronave chega à velocidade zero no topo, ganhando energia em seguida no voo em descida e aquelas em que há um aparente cruzamento nas trajetórias dos aviões.

Esquadrilha CEU
A Esquadrilha CEU, do Rio de Janeiro, também se apresentou no Sábado Aéreo com aeronaves experimentais do tipo RV.

Os pilotos, alguns oriundos da FAB, desenharam no céu um conjunto de evoluções, muitas das quais fizeram parte do arranjo então empregado pela Esquadrilha da Fumaça, na época em que era equipada com os aviões NA T-6.

Exposição de aeronaves

Estavam expostos todos os tipos de helicópteros operados pela aviação da força terrestre, um helicóptero Seahawk da Marinha do Brasil, um helicóptero Esquilo da Polícia de São Paulo e aviões Brasília, T-27 Tucano e T-25 Universal da Força Aérea Brasileira. Também foi possível o acesso aos aviões do Aeroclube Regional de Taubaté, com monitoria de pilotos e alunos, oferecendo oportunidade para voos panorâmicos, em dias posteriores ao evento. No pátio, além das aeronaves, estavam expostas coleções de automóveis e motocicletas.

Helicópteros do Exército
Uma frota de helicópteros do Exército fez voos em formatura, além de demonstrar içamento de um veículo de transporte terrestre, desembarque de soldados por rapel e condução de militares em um cabo suspenso. Um aparelho do tipo Jaguar fez lançamento de paraquedistas.

Hangar
Dezenas de estandes foram montados no interior de um dos hangares, para promoções institucionais ou venda de objetos e serviços relacionados ao meio aeronáutico e militar. Do lado de fora, carros de comida ofereciam uma variedade de lanches e bebidas. Ainda no pátio existiam atrações para o público infantil.

100 anos da EAvM
Na parte cultural do evento, comemorando os 100 anos da EAvM, foi apresentada uma exposição de imagens históricas dos primórdios da atividade aérea militar, desde 1919, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Outra mostra interessante foi preparada pelo Núcleo do Museu da Aviação do Exército, apresentando rica coleção de maquetes de aparelhos empregados pela Aviação Militar, indo desde o Nieuport 82 E2, primeiro avião de instrução de voo na EAvM, até os modernos helicópteros hoje empregados pela força terrestre, com a denominação de Aviação do Exército. Também foi apresentada uma maquete das instalações da escola formadora das primeiras turmas da Aviação Militar, além de vestimentas de voo dos pioneiros da atual fase de emprego de veículos aéreos pelo EB, iniciada em fins dos anos 1980.

Monumento
Logo na entrada da organização, os visitantes viam uma recente incorporação ao espaço do jazigo do capitão Ricardo Kirk, patrono da Aviação do Exército, o qual passou a ostentar três helicópteros recuperados, cujos modelos contribuíram para formar novos pilotos, desde a reintrodução do vetor aéreo pelo Exército: um H13 da Força Aérea Brasileira, um Jet Ranger da Marinha do Brasil e um Esquilo do próprio EB.