Realizou-se, hoje, 26 de agosto de 2019, o voo inaugural do primeiro exemplar do caça brasileiro Gripen E (NG), número de série 39-6001. Às 14h41, horário da Europa Central, a aeronave, designada F-39 e matrícula FAB 4100, decolou com o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operava a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.
A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu pontos de teste para verificar o manuseio básico e as qualidades de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar se o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
“Este marco é uma prova da grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos desde que o contrato foi assinado, o primeiro brasileiro Gripen realizou seu primeiro voo”, diz Håkan Buskhe, presidente e diretor executivo da Saab.
Testes
A aeronave é o primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira e será usada no programa de teste conjunto como plataforma de teste. As principais diferenças em comparação com as aeronaves de teste anteriores são que o 39-6001 tem um leiaute de nacele totalmente novo, com um amplo Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra grande diferença é um sistema de controle de voo atualizado com regras de controle atualizadas para o Gripen E. Ele também inclui modificações em hardware e software.
“Para mim, como piloto, foi uma grande honra pilotar a primeira aeronave brasileira Gripen E, pois sei o quanto isso significa para a Força Aérea Brasileira e para todos da Saab e nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas plataformas e nos simuladores. Esta foi também a primeira vez que voamos com a Wide Area Display no cockpit, e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram confirmadas”, diz Richard Ljungberg, piloto de teste da Saab.
O 39-6001 agora se juntará ao programa de teste para expansão adicional de envelopes, bem como para testes do sistema tático e dos sensores.
Fonte: Saab