Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 10 de agosto de 2019

Oshkosh 2019

Sherpa: um cargueiro que poderá voar no Brasil pelo EB
Entre as cerca de 10 mil aeronaves estacionadas na AirVenture 2019, realizada de 22 a 28 de julho de 2019, na cidade de Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), era possível ver e acessar o interior de um cargueiro Sherpa, fabricado pela Short Brothers, empregado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos. Este tipo de aeronave poderá operar no Brasil.

Amazônia
Há, no âmbito do Exército Brasileiro, estudos para uma eventual aquisição de aeronaves do tipo C23-B Sherpa, para dar suporte logístico às unidades na selva amazônica, notadamente nos pelotões de fronteira, onde militares brasileiros permanecem guarnecendo posições para alerta, com vistas na defesa do território. Se e quando incorporadas, as primeiras aeronaves de asa fixa da atual fase da aviação da força terrestre, operarão a partir de Manaus (AM) e serão guarnecidas pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército.

Carga
O Sherpa, avalia-se, teria capacidade de carga adequada para suprir os militares em áreas remotas da selva e a robustez necessária para operação em pistas simples, inclusive para missões humanitárias. O C23-B, movido por dois motores Pratt & Whitney PT6A-5R, possui capacidade para transporte de 30 passageiros, dois pilotos e um mecânico de voo.

Seu alcance nominal é de 1.907 quilômetros, com peso máximo de decolagem de 11.999 Kg, incluindo 3.765 Kg de carga. Pode fazer operações de pouso e decolagem em pista de 600 metros.