Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Embraer 50 anos

Espetáculo e desfile aéreo celebram os 50 anos da Embraer

A Embraer celebrou, ontem, 19 de agosto de 2019, seu cinquentenário de criação. No pátio da unidade da empresa, em São José dos Campos (SP), milhares de funcionários e convidados assistiram a um show, com participação de músicos, patinadores e crianças em coreografia alusiva à data, seguido de um desfile aéreo com mais de uma dúzia de aeronaves, desde o primeiro produto da Embraer, o bimotor Bandeirante, até o cargueiro militar KC-390, a ser entregue ao mercado a partir deste semestre.

Ozires
No ato de homenagem aos presidentes da Embraer, presenteados com uma maquete do KC-390 com a marca dos 50 anos na empenagem, o pioneiro e cofundador Ozires Silva, 88 anos, foi ovacionado pelo público e em seu breve discurso dirigido aos funcionários afirmou: “Sinceramente não esperava que nos 50 anos tivéssemos os desafios que temos pela frente. Vocês são grandes; são muito maiores do que imaginam”. Entre palavras de incentivo e agradecimento, concluiu: “O mundo não está nos esperando. Vamos ao encontro do mundo, para mostrarmos que somos vencedores”.

Desfile aéreo
Para encerrar a celebração, sob um céu nublado, mais de uma dúzia de aeronaves em várias formações fizeram passagens sobre o aeroporto de São José dos Campos, tendo como avião líder o KC-390.

Fazia parte da frota comemorativa um Bandeirante, aparelho que foi projetado, no início dos anos 1960, nas atividades do atual DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, com os primeiros protótipos montados no hangar X-10. Em seguida, para possibilitar a fabricação em série da aeronave, que fez sucesso em todos os continentes, foi fundada, em 19 de agosto de 1969, a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica. O Bandeirante fez o voo em formatura com quatro aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça.

Vídeo da celebração: Clique aqui