Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Ozires Silva

Pioneiro da Embraer Ozires Silva recebe honraria da assembleia paulista
No dia em que a Embraer celebrava o seu cinquentenário, 19 de agosto de 2019, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conferia ao engenheiro, coronel da Força Aérea e confundador da Embraer Ozires Silva, 88 anos, a maior condecoração da Casa legislativa paulista: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. A outorga foi proposta pela deputada Letícia Aguiar, em reconhecimento ao legado de Ozires para a indústria aeronáutica brasileira. "O brasileiro não se leva muito a sério, se coloca no final da fila. Em São José dos Campos, interior paulista e berço da Embraer, nós acreditamos que podíamos ser grandes desde o início, com uma pequena equipe trabalhando muito forte no que imaginávamos e com muito carinho, porque queríamos fazer algo para que o nosso país pudesse crescer", declarou. "Quero agradecer muito a concessão dessa homenagem que, segundo me consta, é concedida raramente. Estou muito grato", acrescentou.

Aeronáutica
Ozires Silva - formado aviador pela Escola de Aeronáutica (precursora da Academia da Força Aérea) e engenheiro pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) - foi um dos responsáveis pela concepção do avião bimotor Bandeirante, que deu início à moderna indústria aeronáutica brasileira e cujo desenvolvimento resultou na criação da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), para que o modelo fosse fabricado em série e ganhasse sucesso em todos os continentes. Ozires, além de cofundador da Embraer, foi presidente da empresa e também ocupou o cargo de ministro da Infraestrutura na década de 1990.

Homenagens
Entre outras homenagens já recebidas, Ozires é um dos poucos brasileiros a receber em vida uma estátua como reverência. Ela ornamenta um espaço para a Bandeira Nacional, próximo aos alojamentos dos alunos do ITA, no campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). Este monumento a Ozires Silva, inaugurado em outubro de 2018, foi uma iniciativa do DCTA, ITA e CASD (Centro Acadêmico Santos Dumont). A outorga do Colar de Honra do Mérito Legislativo do Estado e a estátua no DCTA fazem parte do conjunto de 30 condecorações nacionais e 25 homenagens fora do Brasil conferidas a Ozires Silva.