Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Biblioteca NINJA

Controlador de tráfego aéreo conta em livro fatos inusitados no ambiente de proteção ao voo
Um avião Avro que “subiu na reta final para pousar”, após chegar mais baixo que a pista, na aproximação para aterrissagem numa cabeceira que terminava em desnível. Orientações para pilotos que estavam em situação de risco, usando criatividade e perspicácia em espaços, na época, sem cobertura de radar. E uma série de fatos inusitados - às vezes tensos, às vezes hilários, às vezes emocionantes - é o conteúdo das histórias de bastidores contadas em livro pelo gaúcho de Bagé, hoje radicado em Itapuã do Oeste, em Rondônia, Luís Aquino, veterano controlador de tráfego aéreo, atualmente professor de língua inglesa.

O livro
O livro preparado por Aquino é “Livre Pouso: as aventuras e desventuras de um controlador de voo”. Luís Aquino é da geração que experimentou a transição da aviação dita romântica para a atual, fortemente impactada pela tecnologia, incluindo o emprego de informações satelitais e informática. Tanto que emprega a expressão vigente nos anos 1970 a 1990, ao ser referir aos operadores de torres e controles de área e de aproximação como controladores de voo, denominação atualizada para controladores de tráfego aéreo.

Locais
Formado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica em 1978, trabalhou em vários aeroportos, como Londrina, Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Rio Branco e Porto Velho. Foi na lida nesses locais que vivenciou as histórias que traz no seu livro, após ter entrado para a reserva da Força Aérea e se dedicado à missão de ser professor de língua inglesa. A obra nasceu de suas recordações do trabalho nas décadas em que serviu ao Sistema de Proteção ao Voo. “Fui escrevendo sem me preocupar com a ordem cronológica dos acontecimentos; fui escrevendo cada capítulo com o acontecimento que brotava na minha lembrança, quando sentava para me divertir escrevendo”, anuncia Aquino nas páginas de introdução do compêndio que reúne várias crônicas, escritas em linguagem agradável, singela e cativante.

Serviço
Livro: “Livre Pouso: As aventuras e desventuras de um controlador de voo”, 120 páginas.
Autor: Luís Aquino
Pedidos: aquino01@uol.com.br