Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Aeronaves

T-27 modernizado recebe permissão especial para voo
A aeronave modernizada Tucano T-27M da Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), no âmbito do processo de certificação, a Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi). As aeronaves originalmente produzidas pela Embraer estão sendo modernizadas pela FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG). Serão operadas, inicialmente, por cadetes do curso de formação de aviadores da AFA - Academia da Força Aérea, que já recebeu os quatro primeiros aviões modificados. 

Permissão para voar
O Vice-Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, promoveu a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi) do T-27M. É o resultado de um trabalho da direção do IFI, localizado em São José dos Campos (SP), e da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto, desenvolvido desde maio de 2020, na forma de assessoria técnica, culminando, em janeiro de 2022, na emissão das PEVis das primeiras quatro aeronaves modernizadas.

Do painel analógico para o digital
O T-27M é a nova versão da aeronave de treinamento voltada à instrução da AFA. O Coronel Soracli destacou que a modernização das aeronaves irá trazer ganhos expressivos na formação operacional dos futuros pilotos da Força Aérea. "Até hoje, a formação dos cadetes é realizada em aeronaves analógicas. As aeronaves modernizadas digitais (glass cockpit) permitirão um alinhamento da instrução avançada dos cadetes com a frota atualmente em operação na FAB”, explicou.

Glass Cockpit
O conceito Glass Cockpit possibilita voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos; e também, o envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo através do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B). Esse sistema consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.

Saiba mais: Blog do NINJA de 12/12/2021 - Acesse aqui 

Ninja-Brasil: versão para a web