Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Tráfego Aéreo

ICEA e ITA farão pesquisa em gerenciamento de tráfego aéreo
Um acordo firmado, no dia 5 de janeiro de 2022, entre o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), estabeleceu três planos de trabalho para projetos de pesquisa de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Visando estabelecer pesquisa científica aplicada ao gerenciamento de tráfego aéreo, o documento de cooperação foi assinado pelo diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, e pelo reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia. 

Gerenciamento de Informação
Um dos temas a serem abordados nas pesquisas se relaciona com o desenvolvimento de metodologias e ferramentas de análise e composição de serviços para o gerenciamento de informação, foco principal do Projeto SWIM (System Wide Information Management). O objetivo do Projeto SWIM é a integração dos sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo em escala global.

Fluxo de tráfego
Uma frente de estudos estabelecerá uma ferramenta para o monitoramento de desempenho do fluxo de tráfego, por meio de indicadores, com técnicas de Mineração de Dados, para suportar as necessidades gerenciais do DECEA na gestão do tráfego aéreo baseada em desempenho.

ARP
Outra área de pesquisa tratará de operações de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) em diversos setores, como agricultura, transporte, segurança e lazer. Para aplicação dos benefícios das ARP serão desenvolvidas metodologias para o compartilhamento do mesmo volume de espaço aéreo entre aeronaves convencionais e ARP de forma segura. O ICEA e o ITA realizarão pesquisas em tecnologias que permitam a integração de Aeronaves Não Tripuladas (Unmanned Aircraft System -UAS) em espaço aéreo não segregado.

Ninja-Brasil: versão para a web